Aprendizagens Essenciais de Matemática do Profissional e Matemática B para o Ensino Secundário - 11º e 12º anos turma 01

Apresentação

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática do Ensino Profissional e Matemática B) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário, esta formação será focada nos Temas do 11º ano, nomeadamente a Probabilidade, Distâncias inacessíveis, Matemática e Arte, assim como nos módulos opcionais da Matemática do Profissional que aparecem de novo, como Matemática comercial, Matemática laboral, Biomatemática e Criptografia.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

No final da formação, os professores devem: -Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática do Ensino Profissional e Matemática B), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática, com foco em Temas do 11º ano de Matemática B e dos módulos novos da Matemática do Ensino Profissional; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática do Ensino Profissional e Matemática B), com foco em Temas do 11º ano de Matemática B e dos módulos novos da Matemática do Ensino Profissional; - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática do Ensino Profissional e Matemática B), com foco em Temas do 11º ano de Matemática B e dos módulos novos da Matemática do Ensino Profissional.

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE e Ideias inovadoras do Currículo (2,5 horas): a Matemática para a Cidadania, o Pensamento computacional, a diversificação de temas no currículo e a Matemática para todos, assumindo-se que o currículo na escolaridade obrigatória deve dar resposta a todos os alunos, tendo em vista a sua formação matemática enquanto cidadãos, proporcionando-lhes uma experiência rica, adequada ao seu nível etário e ao alcance de todos; - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (12,5 horas) com foco nos temas que aparecem de novo em Matemática B e/ou na Matemática do Ensino Profissional: Probabilidade, Introdução à Inferência Estatística, Matemática e arte, Distâncias inacessíveis, Matemática comercial, Matemática laboral, Biomatemática, Criptografia; - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas (10 horas): Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas; preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Metodologias

Metodologias de realização da ação presencial: A oficina terá sessões centradas na análise e apropriação dos documentos curriculares, nomeadamente nas orientações curriculares, nas ideias inovadoras, nas ideias-chave e na exploração de conceitos integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas. Durante a formação o trabalho deve contemplar a complementaridade entre momentos de trabalho em pequenos grupos e apresentações e discussões no grande grupo. No final da oficina os formandos realizarão a preparação, apresentação e discussão dos trabalhos realizados, que deverão enfatizar a reflexão sobre o seu papel na implementação do currículo. Nesta altura também será realizada a avaliação da oficina. Trabalho autónomo: De forma intercalada será desenvolvido trabalho autónomo pelos formandos, com a leitura das AE e de textos disponibilizados, com a planificação, concretização e reflexão da intervenção na prática, preparação da apresentação, em pequenos grupos, dessa intervenção e elaboração de um trabalho final individual.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE; Graça Martins, M. E., e Loura, L. (2002). Estatística, Modelos de Probabilidade e Introdução à Inferência Estatística (edição da responsabilidade do DES, Lisboa). Obtido de https://www.dge.mec.pt/recursos-multimedia-online; COMAP (2016). FOR ALL PRACTICAL PURPOSES - Mathematical Literacy in Today’s World. New York: W. H. Freeman and Company; OCDE. (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. OCDE; Devlin, K. (2002). Matemática - A ciência dos padrões. Porto: Porto Editora.

Formador

Fátima de Jesus Ferreira Reçonha Marques

Início: 21-01-2026
Fim: 06-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136579/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Eng.º Calazans Duarte - Marinha Grande

INSCREVER-ME