Educação para a Cidadania - Segurança e Saúde no Trabalho turma 01
Apresentação
A promoção da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) deve ser integrada na educação desde a infância até à entrada no mundo laboral. O Estado tem um papel fundamental ao garantir que a educação para a SST abrange todas as faixas etárias, começando nas escolas e acompanhando a transição para o trabalho (Artigo 9.º, Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro). Cabe-nos estimular iniciativas de educação para a SST na Comunidade Escolar e incentivar uma estreita ligação entre a escola e o mundo do trabalho, para promover a aquisição de conhecimentos e competências neste domínio, contribuindo, assim, para formar cidadãos mais responsáveis e trabalhadores mais seguros, refletindo-se em benefícios para toda a sociedade. É importante incentivar iniciativas de formação sobre SST na comunidade escolar e fortalecer a ligação entre escolas e empresas. Esta cooperação contribui para que os jovens adquiram conhecimentos e competências práticas em SST, tornando-os cidadãos mais conscientes e futuros trabalhadores mais protegidos. Ao investir na educação para a SST, promovem-se benefícios que se estendem a toda a sociedade, com trabalhadores mais seguros e responsáveis.
Destinatários
Professores do Ensino Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Desenvolver uma cultura de segurança desde a infância; Desenvolver uma cultura de segurança desde a infância; Promover a cidadania e a responsabilidade individual e coletiva; Preparar os alunos para o mundo do trabalho; Apoiar os professores e educadores na promoção da SST.
Conteúdos
Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho; Recursos pedagógicos; Jogo Previne; Ações nas escolas na temática SST; Avaliação
Metodologias
Teórico-prática
Modelo
Questionário
Observações
Margarida Rosário Barosa Carvalho