
Detetar os sinais de maus-tratos/abusos precocemente para melhor proteger as crianças e jovens turma 01
Apresentação
De acordo com a definição do Conselho da Europa, os maus-tratos às crianças e jovens são “Qualquer ato ou omissão que ponha em perigo a vida, a integridade corporal ou psíquica ou a liberdade de uma pessoa ou que comprometa gravemente o desenvolvimento da sua personalidade.” Este fenómeno constitui-se como um problema social que ultrapassa fronteiras, não se cingindo a países, condições sociais, económicas, religiosas ou culturais. Este é um fenómeno de tal forma preocupante que exige a intervenção de todos, não descurando o importante papel da Escola enquanto Entidade de Primeira Instância no Processo de Promoção e Proteção dos Direitos da Crianças, constituindo-se como agente interventivo e mobilizador de ações preventivas. Uma ação desta natureza é um elemento mobilizador para todos os profissionais da Educação, que, no seu dia a dia, trabalham com crianças e se veem obrigados a intervir com uma enorme escassez de recursos e, como tal, necessitam de conhecer a temática, identificar os sinais de alerta para sinalizar os casos de maus tratos às entidades com competência em matéria de proteção e promoção dos Direitos da Criança.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Desenvolver um olhar crítico e reflexivo sobre indicadores, sinais e sintomas de maus-tratos/abusos nas crianças e jovens; Adequar a intervenção técnica à situação concreta, grau de urgência e situação de perigo diagnosticada; Proceder de forma protetiva e preventiva nas situações de maus-tratos/abusos.
Conteúdos
1. Categorias de maus-tratos/abusos – abuso físico, psicológico, sexual, negligência parental, Síndrome de Munchausen por Procuração. 2. Sinais, indicadores, comportamentos, sintomas dos diferentes tipos de maus-tratos/abusos.
Metodologias
Teórico-prática
Modelo
Questionário de avaliação online
Observações
Formadora: Maria de Fátima Duarte Dias do Carmo
Formador
Ana Vanessa Pedrosa Serrano Guerra
Sara Margarida Alves Filipe