
Avaliação Externa do Desempenho Docente - o papel do Avaliador Externo turma 02
Apresentação
De acordo com o estabelecido no Estatuto da Carreira Docente, na redação que lhe é conferida pelo Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro, a avaliação do desempenho do pessoal docente visa a melhoria da qualidade do serviço educativo e da aprendizagem dos alunos, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. O sistema de avaliação instituído pelo Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro, introduziu alterações face aos sistemas anteriores, designadamente quanto à simplificação de procedimentos, à promoção de ciclos mais longos de avaliação e à introdução de uma dimensão externa centrada na observação de aulas. A avaliação externa do desempenho docente, consignada no Estatuto da Carreira Docente, envolve a organização de formação para avaliadores externos, de acordo com o estabelecido no n.º 4 do artigo 30.º do Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro. Nesse sentido, é fundamental concretizar um dispositivo de formação orientado especificamente para os avaliadores externos, atendendo à importância que a componente externa assume no modelo de avaliação enformado pelo Decreto Regulamentar n.º 26/2012.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Melhorar a qualificação dos avaliadores externos no âmbito do processo de AEDD; 2. Proporcionar uma leitura reflexiva e convergente do quadro normativo da AEDD; 3. Promover o desenvolvimento de competências de avaliação externa no âmbito do quadro nacional de referência; 4. Harmonizar procedimentos que visem simplificação e utilidade do processo no desenvolvimento profissional.
Conteúdos
a) Quadro normativo da ADD: uma perspetiva global e integrada: 1. Princípios orientadores; 2. Componentes da avaliação de desempenho docente; 3. Dimensões da avaliação; 4. Elementos de referência (componente interna e componente externa); 5. Intervenientes e respetiva articulação; 6. Procedimentos de avaliação: projeto docente, observação de aulas e autoavaliação. b) A componente externa da ADD: orientações e procedimentos: 1. Competências do avaliador externo; 2. Observação de aulas; 3. Instrumentos de apoio: guião de observação, parâmetros e níveis de desempenho; 4. Procedimentos: preparação, observação, autoavaliação e classificação.
Modelo
Questionário online.
Formador
Olga Maria Pedroso Morouço
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |