
Melhor conhecer, para Melhor Intervir no Agrupamento de Escolas de Marrazes turma 01
Apresentação
A intervenção na promoção e proteção associada ao papel cada vez mais interventivo nas áreas sociais e humanas exigido às Escolas implica um conjunto de saber teórico prático por parte dos Docentes que permita colocar a Escola como agente ativo do sistema de promoção e proteção, quer na qualidade de entidade de 1.ª linha de intervenção, quer no âmbito da colaboração com outras entidades nomeadamente com as CPCJ e Tribunais. Deste modo considera-se relevante dotar os Docentes de conhecimentos gerais sobre o sistema de promoção e proteção português numa perspetiva global e da intervenção das CPCJ numa perspetiva particular, numa vertente prática de atuação junto das crianças e jovens em contexto escolar ajudando-os a identificar fatores de risco e os fatores de proteção, quais os mecanismos e respostas da 1.a linha de intervenção que podem ser acionadas e como articulação com as entidades de 2.a e 3:a linhas pode ser realizada de forma mais eficaz e eficiente, utilizando exemplos práticos e desmistificando o papel da CPCJ na intervenção junto das crianças e suas famílias.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Contextualizar a intervenção na Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Portugal; Conhecer os níveis de intervenção na Promoção e Proteção de Crianças e Jovens; Conhecer o modelo de intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens; Identificar qual o papel dos diferentes agentes sociais na promoção e proteção; Identificar situações de risco e situações de perigo.
Conteúdos
1.1 Níveis de intervenção 1.2 Tipologias de perigo – indicadores de risco 1.3 Distinção entre risco e perigo 1.4 Do processo de promoção e proteção – qual o modelo de intervenção. 1.5 O dever de colaboração 2 Apresentação e discussão de casos práticos.
Metodologias
Teórico-Prático
Modelo
Assiduidade total obrigatória para certificação.
Observações
Formadoras: Verónica Marques e Milene Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |