
"Duas Rodas Saudáveis na Escola" - aprendizagem do uso da bicicleta para promoção de competências e valores turma 01
Apresentação
Aprender a andar de bicicleta é uma habilidade importante, com benefícios em vários aspetos do desenvolvimento infantojuvenil. Melhora o aspeto motor, pois pedalar exige sincronização de pernas, braços e visão, melhorando a coordenação motora global e o equilíbrio. Acrescem os benefícios na saúde física: o fortalecimento muscular, a resistência física e a saúde cardiovascular; é uma atividade aeróbica que estimula a saúde do coração e dos pulmões. Os benefícios emocionais e cognitivos são imensos, na confiança, autoestima, persistência, resiliência, na concentração e foco, já que a prática exige atenção para equilibrar, pedalar e controlar a direção, ajudando ao desenvolvimento da capacidade de concentração. Impacta positivamente, ainda, na socialização e diversão, com ganhos na interação social, promovendo o trabalho em equipa. Por fim, andar de bicicleta aporta ganhos de sustentabilidade e independência; é importante a escola promover a mobilidade sustentável, valorizar o transporte ecológico, incrementando, a autonomia, investindo no bem-estar físico, emocional e social, além de ser uma habilidade a utilizar ao longo da vida. As competências na área de consciência e domínio do corpo dizem respeito à capacidade de o aluno compreender o corpo como um sistema integrado e de o utilizar de forma ajustada aos diferentes contextos, segundo o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Esta atividade está prevista nas Aprendizagens Essenciais, no que respeita ao padrão motor. Como tal, esta formação oferece a possibilidade, aos professores de Educação Física, de melhorarem a aplicação, nas suas aulas, da aprendizagem do uso da bicicleta, de forma simples e segura, promovendo estilos de vida ativos e saudáveis.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
1. Identificar as possibilidades da prática do pedalar em bicicletas, vulgarmente conhecido como Andar de Bicicleta nas escolas de forma segura; 2. Dotar os professores de conhecimentos adequados e suficientes, para que os mesmos tenham uma boa vivência/prática da aplicação desta matéria nas suas aulas; 3. Sensibilizar os docentes para a problemática da sustentabilidade ambiental, sedentarismo e obesidade infantil para que transmitam essa sensibilização às crianças e jovens, promovendo formas alternativas de deslocação, quer nos trajetos casa-escola-casa, quer no dia-a-dia em situaçes casuais, bem como hábitos e estilos de vida saudáveis.
Conteúdos
1.ª sessão - 4 horas: 1. Apresentação da Ação de Formação e objetivos; 2. Sensibilização sobre as regras de condução de velocípedes na cidade; 3. Utilização segura da bicicleta; 4. Estrutura básica da bicicleta e nomenclaturas. 2.ª sessão - 4 horas: 1. Técnicas e habilidades: montar/desmontar; pedalar (propulsão); condução; equilíbrio e coordenação; travagem; 2. Perícias em bicicleta. 3.ª sessão - 4 horas: 1. Perícias em bicicleta; 2. Circuitos/gincanas nível 1. 4.ª sessão - 4 horas: 1. Circuitos/gincanas nível 2; 2. Recursos materiais. 5.ª sessão - 4 horas: 1. Ajustamento das bicicletas às características dos alunos (ex: aperto das rodas; ajuste de posições - altura do selim, posição do selim, altura do guiador); 2. Manutenção básica da bicicleta. 6.ª sessão- 5 horas: 1. Organização dos formandos em grupos de trabalho, para a construção de circuitos na escola, de acordo com os espaços disponíveis; 2. Apresentação dos circuitos; 3. Avaliação da formação.
Metodologias
Esta ação de formação encontra-se organizada em 6 sessões, tendo previstas as seguintes metodologias: 1) Sessões teórico-práticas com visualização e interpretação de imageens e vídeos; 2) Sessões predominantemente práticas com dinâmicas individuais, em pares e em grupo; 3) Sessão final para construção e avaliação de circuitos, bem como para avaliação da formação.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) (50%); 2. Apresentação de uma reflexão sobre implementação e impacto da ação na prática letiva (50%).
Bibliografia
Direção-Geral da Educação (2016). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf (Acesso em 15/01/2025).Direção-Geral da Educação (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf (Acesso em 15/01/2025).Direção-Geral da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais de Educação Física. https://www.dge.mec.pt/educacao-fisica (Acesso em 15/01/2025).Direção-Geral da Educação e Federação Portuguesa de Ciclismo. (2022). Pedala! da Escola para a Vida Manual de Apoio ao Professor e Técnico Qualificado. ISBN: 978-972-742-487-O https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/manual_de_apoio_ao_professor_web.pdf (Acesso em 15/01/2025).
Formador
Paulo Renato de Jesus Pedroso Tojeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 03-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 03-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 13-06-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 13-06-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 19:00 | 5:00 | Presencial |