686

Recursos específicos na promoção da inclusão e do sucesso escolar turma 01

Apresentação

Em função do plano de atividades: O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, vem consubstanciar o compromisso assumido por Portugal, no contexto de políticas educativas internacionais, de apostar, como prioridade, “numa escola inclusiva onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social. Esta prioridade política vem concretizar o direito de cada aluno a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades no âmbito de um projeto educativo comum e plural que proporcione a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade […]”. Em função dos destinatários: No atual quadro legal de autonomia e flexibilidade curricular, que reforça a missão da Escola Pública como promotora da inclusão e do sucesso escolar, as escolas enfrentam o desafio de adotar medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão, e outras organizacionais e pedagógicas que sustentem essa missão. Pretende-se, assim, desenvolver uma formação que capacite os assistentes operacionais e técnicos superiores a responderem de forma responsável e informada às necessidades de uma escola inclusiva, pois são recursos humanos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão. O desempenho das suas funções requer que interajam na escola, tanto com os professores como com os alunos e encarregados de educação, de forma responsável e assertiva, pelo que urge capacitá-los como mediadores do trabalho colaborativo com outros recursos para a inclusão disponíveis na escola e na comunidade.

Destinatários

Pessoal Não Docente

Objetivos

- Refletir sobre o papel dos recursos específicos da escola como promotores da inclusão e do sucesso escolar. - Conhecer opções organizacionais, metodológicas e pedagógicas promotoras de uma escola inclusiva e do sucesso escolar de todos os alunos, adequadas ao contexto educativo dos formandos. - Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre elementos do conselho de turma/equipas educativas/EMAEI/recursos específicos. - Reconhecer o contributo para a inclusão nas escolas da colaboração com as Equipas de Apoio à Aprendizagem e Inclusão e a Rede Comunitária de Apoio à Aprendizagem e Inclusão.

Conteúdos

- O papel dos recursos específicos da escola na promoção da inclusão, no contexto do atual enquadramento legal (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; Decretos-Leis n.º 54/2018 e 55/2018, ambos de 6 de julho). - Parcerias de colaboração promotoras da inclusão nas escolas com recursos disponíveis na escola e na comunidade (Equipas de Apoio à Aprendizagem e Inclusão e Rede Comunitária de Apoio à Aprendizagem e Inclusão).

Metodologias

Painéis.

Avaliação

Avaliação qualitativa.

Modelo

Ponderação participação: 50 Ponderação assiduidade: 50 Ponderação testes/trabalhos escritos: 0

Bibliografia

Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N., (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação: ensino básico, ensino secundário, 1ª ed. Porto: Porto Editora.DGE (MEC) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Disponível em https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/22377 (Acesso 24/03/2025).DGE (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf (Acesso 24/03/2025).Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho; Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.

Início: 05-04-2025
Fim: 05-04-2025
Acreditação: Aguarda Acreditação
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Superior Tecnologia e Gestão l Politécnico de Leiria

INSCREVER-ME