679

O papel dos Assistentes Operacionais na promoção do bem-estar turma 01

Apresentação

Em função do plano de atividades: A escola é um ambiente privilegiado para a promoção da saúde, sendo esta intervenção alicerçada através da promoção de contextos escolares favoráveis à adoção de estilos de vida mais saudáveis e à melhoria do nível de literacia para a saúde de toda a comunidade educativa. A alimentação saudável e as escolhas nutricionais são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e jovens e para o seu sucesso escolar. Assim, a promoção das competências socioemocionais é fundamental para o bem-estar entre todos os intervenientes no contextoeducativo. Em função dos destinatários: Dado centrar-se em temáticas que visam promover uma cultura de bem-estar e de saúde mental, que poderão ser melhorados através de ações preventivas, esta ação pretende capacitar os assistentes operacionais, que têm uma ação bastante próxima com os alunos dentro dos espaços escolares. Os assistentes operacionais, na sua atividade diária, estão sujeitos a situações de conflito quer entre os alunos entre si, quer entre os alunos e eles próprios, quer ainda com outros utentes da escola. Assim, pretende-se a sua melhor capacitação para gerir estas situações, bem como outras que ocorrem nas escolas.

Destinatários

Pessoal Não Docente

Objetivos

1. Identificar tipos de conflito, o ciclo do conflito e estilos de abordagem ao conflito; 2. Reconhecer técnicas de gestão de conflito e caracterizar a mediação como técnica de negociação colaborativa; 3. Identificar estilos de comunicação; 4. Treinar competências socioemocionais no contexto da mediação de conflitos em meio escolar; 5. Identificar e aplicar os princípios fundamentais da alimentação em idade escolar, bem como as regras da nutrição na composição de ementas saudáveis; 6. Perceber qual a importância da alimentação no sucesso escolar. e a influência dos contextos socioculturais nos hábitos alimentares.

Conteúdos

1. Definição de conflito, tipos de conflito e o ciclo do conflito; 2. Estilos de abordagem ao conflito; 3. Gestão de conflitos em meio escolar; 4. Técnicas na gestão de conflitos; 5. Relacionamento e comunicação interpessoal; 6. Estilos de comunicação; 7. Empatia e autorregulação emocional; 8. Nutrição e alimentação: conceitos e funções da alimentação; 9. Principais erros alimentares; 10. Necessidades diárias de nutrientes; 11. Composição de ementas saudáveis; 12. Importância dos lanches escolares.

Metodologias

Avaliação qualitativa

Avaliação

Ponderação participação: 50 Ponderação assiduidade: 50 Ponderação testes/trabalhos escritos: 0

Modelo

Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação; Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação.

Bibliografia

Barbosa, L. (2004) Trabalho e dinâmica dos pequenos grupos. Porto: Edições Afrontamento. Pereira, B.O. (2002) Para uma escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Fundação Calouste Gulbenkian.

Observações

Formadora: Sara Margarida Alves Filipe

Início: 16-04-2025
Fim: 16-04-2025
Acreditação: DGAE/1513/2025
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Marinha Grande - local a definir

INSCREVER-ME