
Neurodesenvolvimento – Desafios e respostas turma 01
Apresentação
Esta ação de formação concretiza-se numa jornada que visa proporcionar momentos de reflexão e debate, incrementando as redes de partilha e as relações de proximidade e a cooperação entre a comunidade escolar e os parceiros locais e regionais na área da saúde que, diariamente, trabalham em prol de instituições mais inclusivas e lidam com crianças, adolescentes e jovens. Assim, dado centrar-se nas temáticas do neurodesenvolvimento e da inclusão, esta ação visa a capacitação de docentes de todos os grupos disciplinares, procurando contribuir para dar resposta a alguns desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que todos os alunos sejam melhores aprendentes, através da implementação de estratégias de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade de crianças e jovens, que sejam potenciadoras de uma Educação Inclusiva e de qualidade para todos, face à experiência já existente de implementação do novo quadro legal. Acedendo ao vasto leque de conhecimentos conceptuais, científicos e relatos de prática, complementados por debates reflexivos, desafiantes e pautados pela qualidade, diversidade e complementaridade de perspetivas, pretende-se contribuir para a mudança efetiva de paradigma no que se refere à educação inclusiva.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas relacionados com o neurodesenvolvimento e a Educação Inclusiva entre os profissionais da saúde e os da educação; 2. Promover espaços e tempos de partilha de estratégias de atuação, entre os agentes ligados ao mundo da educação e da saúde, que constituam respostas educativas e sociais a crianças e jovens; 3. Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na área das perturbações do neurodesenvolvimento infantojuvenil e estratégias de prevenção e intervenção; 4. Sensibilizar os docentes para situações de risco, dando a conhecer estratégias preventivas, bem como sinais de alerta e procedimentos de proteção e mecanismos de intervenção em crianças e adolescentes.
Observações
Mariana Isabel Lopes da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |