
Ferramentas Digitais: Geradores de imagem, áudio e vídeo com a Inteligência Artificial turma 01
Apresentação
A ação de curta duração proposta é fundamentada na capacitação dos docentes do Agrupamento de Escolas AEM, com foco na utilização de ferramentas digitais inovadoras para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A iniciativa é conduzida pelo grupo de trabalho que participou no curso estruturado “AI Ethics and Bias: Diversity, Inclusion, and Representation in AI Tools”, em Budapeste, no âmbito do projeto Erasmus+ “Make the Difference: Digital Innovation”. Com base no levantamento prévio das necessidades e interesses dos docentes, esta ação visa introduzir e explorar recursos educativos digitais com recurso a IA relevantes para o contexto de sala de aula, promovendo a colaboração, a criatividade e o envolvimento dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Integrar ferramentas baseadas em IA de forma eficaz no ensino; - Explorar o potencial, as limitações e como lidar com as desvantagens; - Promover ambientes de aprendizagem inclusivos.
Conteúdos
Ferramentas com IA ● Image generation with chatbots ● Adobe Firefly ● Udio ● Heygen (Speechify) ● detectors (Quillbot, AIorNot) ● ChatGPT Voice mode ● Microsoft Immersive reader
Metodologias
Prática.
Modelo
Questionário online.
Formador
Jorge Edgar Gregório Brites
Cecília Maria Gouveia Ferreira Duarte
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |