Capacitação no apoio à operacionalização do sistema de avaliação do desempenho na administração pública (SIADAP) 2025 – Parte II turma 01

Apresentação

O Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública – SIADAP aplicável à avaliação do desempenho do pessoal não docente das escolas e à administração escolar, nomeadamente Diretores, Subdiretores e Adjuntos dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas e Diretores dos Centros de Formação de Associações de Escolas, por via da Portaria nº 266/2012, tem por objetivo promover a melhoria na gestão dos serviços públicos, instituir práticas de avaliação e autorregulação, fomentar a formação e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores, permitindo a motivação e o desenvolvimento de competências e qualificações, estabelecer e valorizar uma cultura de excelência e qualidade mediante uma arquitetura de processos, assente em informação e transparência para apoio às decisões estratégicas. Atendendo à recente atualização do diploma legal e respetivos instrumentos do ciclo de gestão, como seja o ReCAP - referencial de competências da administração pública e as fichas de suporte, o sistema de diferenciação e consequentes efeitos na valorização das carreiras, importa refletir sobre o impacto das alterações no modelo de governação das organizações públicas locais, respetivos serviços e trabalhadores.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Analisar as alterações legislativas, adotando as práticas estabelecidas ao ciclo de avaliação; 2. Estabelecer a direção estratégica das iniciativas para a gestão por objetivos no Agrupamento de Escolas, em função do projeto educativo.

Conteúdos

1. Cronograma e etapas do ciclo de avaliação; 2. Aplicar os instrumentos de suporte do SIADAP: fichas de avaliação, autoavaliação, sucessão de avaliadores, monitorização, reformulação; 3. O ciclo de gestão: integração dos instrumentos e indicadores para o reconhecimento do impacto da carta de missão, resultados do projeto educativo e plano anual de atividades; 4. Esclarecimento de dúvidas sobre a implementação do SIADAP.

Metodologias

Teórico-prática

Modelo

Questionário online.

Observações

Carla Filipa Ramalho Gonçalves Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-02-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
2 19-02-2025 (Quarta-feira) 11:00 - 13:00 2:00 Presencial
Início: 12-02-2025
Fim: 19-02-2025
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-264/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 5 h
Local: ES Eng.º Calazans Duarte e plataforma de videoconferência