
Competências Complexas de Leitura turma 02
Apresentação
Resultados de vários estudos internacionais e nacionais têm revelado fragilidades dos alunos no domínio da compreensão da leitura. Ao nível da OCDE, os resultados médios relativos ao desempenho na leitura têm descido nos últimos ciclos avaliativos. Os alunos portugueses obtiveram uma média significativamente mais baixa em 2022 face ao ciclo anterior (PISA, 2022). A nível das provas de aferição, no 6.º ano, por exemplo, cerca de 75% dos alunos mostram dificuldade em mobilizar informação explícita e implícita em dois ou mais textos de diferentes géneros para analisar relações de conteúdo entre eles. No 9.º ano, cerca de 70% dos alunos mostram dificuldade em avaliar a adequação da linguagem de um texto ou das relações lógicas nele estabelecidas ao cumprimento da sua finalidade ou à construção do seu sentido (IAVE, 2023). Por sua vez, os docentes, na sua prática letiva, continuam a usar preferencialmente o manual, explorando os textos e as atividades de compreensão da leitura nele apresentadas, que assentam numa lógica avaliativa, focada no resultado e não no processo. É fundamental conduzir os alunos no processo de compreensão do texto, levando-os a mobilizar estratégias que permitam um gradual domínio de competências de leitura mais complexas e uma progressiva monitorização do seu próprio processo de compreensão da leitura.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
- Identificar as componentes da compreensão da leitura. - Promover o desenvolvimento de competências de leitura complexas. - Promover a autonomia e monitorização do processo de compreensão da leitura. - Promover o ensino explícito da compreensão da leitura. - Avaliar a compreensão da leitura como processo e como resultado. - Implementar recursos para o desenvolvimento da compreensão da leitura.
Conteúdos
1. Componentes da compreensão da leitura 6 horas 2. Tipos de compreensão da leitura 6 horas 3. Competências complexas de leitura 6 horas 4. Dificuldades dos alunos na compreensão da leitura 6 horas 5. Estratégias para o ensino da compreensão da leitura 6 horas 6. Avaliação da compreensão da leitura 4 horas 7. Recursos para o desenvolvimento da compreensão da leitura 6 horas
Metodologias
O curso funciona em regime e-learning, estando previstas sessões síncronas (52%) e assíncronas (48%). O sistema de gestão da aprendizagem utilizado é o Moodle. As sessões síncronas são dinamizadas na plataforma de videoconferência Zoom. Procurando privilegiar a lógica do modelo de sala de aula invertida (flipped classroom), os formandos, nas sessões de trabalho assíncrono, visualizam vídeos elaborados pelos formadores e/ou outros vídeos de acesso aberto relevantes para a reflexão sobre as temáticas a abordar, fazem leituras de textos de referência e implementam em sala de aula recursos concebidos para o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos, monitorizando a sua aplicação. As sessões síncronas servem sobretudo para resolução de problemas, realização de atividades práticas e partilha de resultados relativos à implementação de recursos em sala de aula.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: ● Relatório de implementação de recursos em sala de aula (50%) ● Exercícios práticos realizados nas sessões síncronas e assíncronas (50%).
Bibliografia
Català, G., Català, M., Molina, E., & Monclús, R. (2001). Evaluación de la comprensión lectora. PL (1º-6º de primária). Graó.Giasson, J. (2000). Compreensão da Leitura (2.ª ed.). ASA.Sim-Sim, I. (2007). O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos. Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.Viana, F. L. (2009). O Ensino da Leitura: A Avaliação. Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.Viana, M. L., Ribeiro, I., Fernandes, I., Ferreira, A., Leitão, C., Gomes, S., Mendonça, S., & Pereira, L. (2010). O Ensino da Compreensão Leitora. Da Teoria à Prática Pedagógica. Um Programa de Intervenção para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Almedina.
Formador
Nicolau João Gonçalves Borges
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
11 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
12 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online assíncrona |
13 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |