14.º Encontro na Diferença – “Portas Abertas... à inclusão, à diversidade e à equidade” turma 01

Apresentação

Este curso concretiza-se num Encontro, na continuidade da parceria entre a CERCILEI, o Município de Leiria e as escolas associadas ao Centro de Formação de LeiriMar, que visa proporcionar momentos de reflexão e debate, incrementando as redes de partilha e as relações de proximidade e a cooperação entre a comunidade escolar e os parceiros locais e regionais que, diariamente, trabalham em prol de instituições mais inclusivas e lidam com a problemática da diferença, com especial destaque para as pessoas portadoras de deficiência. Com o intuito de fomentar sinergias entre instituições, o presente encontro engloba ainda dois momentos realizados em escolas associadas ao LeiriMar, nos quais serão abordadas temáticas identificadas como fragilidades a melhorar. Dado centrar-se na temática da inclusão, esta ação visa a capacitação de todos os profissionais da educação, procurando contribuir para dar resposta a alguns desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas ajustadas para que todos os alunos sejam melhores aprendentes, através da implementação de estratégias de diferenciação adequadas à diversidade de crianças e jovens, que sejam potenciadoras de uma Educação Inclusiva e de qualidade para todos, face à experiência já existente de implementação do novo quadro legal. Acedendo ao vasto leque de conhecimentos conceptuais, científicos e relatos de prática, complementados por debates reflexivos, desafiantes e pautados pela qualidade, diversidade e complementaridade de perspetivas, pretende-se contribuir para a mudança efetiva de paradigma no que se refere à educação inclusiva e de qualidade.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

1. Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas relacionados com a Educação Inclusiva entre os profissionais da educação; 2. Promover espaços e tempos de partilha de estratégias de atuação, entre os agentes ligados ao mundo da educação, que constituam respostas educativas e sociais a crianças e jovens portadoras de deficiência; 3. Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na área das perturbações do neurodesenvolvimento infantojuvenil e estratégias de prevenção e intervenção; 4. Sensibilizar os docentes para situações de risco, dando a conhecer estratégias preventivas, bem como sinais de alerta e procedimentos de proteção e mecanismos de intervenção em crianças e adolescentes; 5. Conhecer processos, dinâmicas e recursos que constituem formas de acessibilidade comunicacional, um vetor fundamental para uma sociedade mais equitativa.

Conteúdos

Esta ação de formação engloba diversas comunicações/painéis generalistas, com uma duração variável, que se traduzem em sessões de trabalho teórico-práticas, nas quais a intervenção de diversos palestrantes é seguida de momentos de debate. Esta formação será prolongada no tempo com duas sessões realizadas em contexto escolar. JORNADA 1 – 5h30: Receção dos formandos com apresentação da ação, dos critérios e instrumentos de avaliação e preenchimento da logística – 1h00. PAINEL 1 | Partilha de práticas sobre percursos de transição dos jovens com necessidades de saúde especiais para a vida ativa - 2h30: Centro de Recursos para a Inclusão; Centro de Atividades Ocupacionais; Formação Profissional e Empregabilidade; a Arte e a atividade física como ferramentas de intervenção. PAINEL 2 | Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão: o papel e a responsabilidade social das instituições da comunidade: (1) serviços de atendimento e acompanhamento social do sistema de solidariedade e segurança social, (2) serviços do emprego e formação profissional e (3) tecido empresarial – 2h00. Debate final e síntese do dia. JORNADA 2 – 7h30: PAINEL 3 | Escola e comunidade: comunicação, movimento e inclusão - 3h30: A importância da comunicação na família e na sociedade; A importância da terapia da fala na promoção do sucesso escolar; Mais do que movimento: o impacto do desporto no bem-estar e na inclusão. PAINEL 4 |Gestão de conflitos e saúde mental – 2h30: Comunicar com pessoas em situação de crise, gestão de emoções, resolução de conflitos e assertividade; Perto da vista, perto do coração – a vinculação e a relação precoce na sociedade atual; O comprometimento da saúde mental na comunidade escolar; Entre o parecer e o ser – o que os outros veem e eu sinto. MESA REDONDA 1|Cidadania e inclusão – 1h30: Desafios da política na formação de alunos cidadãos; Como potenciar a relação entre a escola e a família; Desafios da (re)inserção de jovens na escola e na sociedade. Debate final e síntese do dia. JORNADA 3 – 4h00: PAINEL 5 | Inteligência emocional e otimismo na Educação - abordagem prática – 2h00. MESA REDONDA 2| Que futuro para a Educação: escola, família e sociedade – 2h00: Desafios do uso das tecnologias nas escolas – entre a proibição e a sensibilização; Desafios do cyberbullying e do bullying – prevenir e atuar; Desafios da (des)informação na formação de alunos cidadãos. Debate final e síntese do dia. JORNADA 4 – 3h00: PAINEL 6 |Gestão da diversidade em sala de aula: Gestão da diversidade em sala de aula, atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos; Os desafios da imigração nas escolas – inclusão dos alunos imigrantes; Implicações na aprendizagem e estratégias inclusivas promotoras do respeito e a valorização das diferenças; Debate. JORNADA 5 – 5h00: PAINEL 7 | Perturbações do neurodesenvolvimento infantojuvenil e estratégias de prevenção e intervenção (3h00): Perturbações do neurodesenvolvimento infantojuvenil – estratégias de intervenção; Competências básicas inerentes a uma abordagem eficaz do stresse e promoção do bem-estar. Debate. Realização da avaliação da ação e apresentação dos resultados em formato de reflexão individual (2h00). Estão já confirmados os palestrantes, de entre os quais se salientam: Pedro Morouço, Célia Sousa, Sérgio Gaitas, Rogério Joia, Maria Louro, Carlos Poiares, Artur Delgado, Paulo Sargento, Ricardo Cardoso, Cesário Silva, Jorge Brites, Idalina Gordo, bem como diversos diretores de escola, professores, médicos e terapeutas, nas áreas abordadas.

Metodologias

Esta ação de formação consubstancia-se na organização de um Encontro, constituído por diversas comunicações organizadas em formato painel e mesa redonda, estando prevista a interação com o público. As jornadas 1, 2 e 3 realizam-se em dias consecutivos, no mesmo espaço, envolvendo a apresentação da ação, cinco painéis e duas mesas redondas, seguidos de debate. As jornadas 4 e 5, painéis 6 e 7, realizam-se em escolas associadas ao LeiriMar, em dias distintos, consolidando a estratégia de proximidade e interação entre os atores envolvidos na organização deste encontro. No final, haverá uma sessão para avaliação da formação e partilha de reflexões.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf (Acesso 02/01/2025). Direção-Geral da Educação (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf (Acesso 02/01/2025). Direção-Geral da Educação (2024). Uso dos telemóveis no Espaço Escolar: Revisão da Literatura e Orientações Práticas. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/uso_dos_telemoveis_no_espaco_escolar.pdf (Acesso 02/01/2025). Poiares, C. A. (2012). Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social Rotas de investigação e de intervenção - Volume I.

Início: 27-02-2025
Fim: 27-05-2025
Acreditação: DGAE/1477/2025
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Teatro Miguel Franco, AE de Marrazes e AE D. Dinis

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