641

14.º Encontro na Diferença – “Portas Abertas... à inclusão, à diversidade e à equidade” turma 01

Apresentação

Este curso concretiza-se num Encontro, na continuidade da parceria entre a CERCILEI, o Município de Leiria e as escolas associadas ao Centro de Formação de LeiriMar, que visa proporcionar momentos de reflexão e debate, incrementando as redes de partilha e as relações de proximidade e a cooperação entre a comunidade escolar e os parceiros locais e regionais que, diariamente, trabalham em prol de instituições mais inclusivas e lidam com a problemática da diferença, com especial destaque para as pessoas portadoras de deficiência. Com o intuito de fomentar sinergias entre instituições, o presente encontro engloba ainda dois momentos realizados em escolas associadas ao LeiriMar, nos quais serão abordadas temáticas identificadas como fragilidades a melhorar. Assim, dado centrar-se na temática da inclusão, esta ação visa a capacitação de docentes de todos os grupos disciplinares, procurando contribuir para dar resposta a alguns desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que todos os alunos sejam melhores aprendentes, através da implementação de estratégias de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade de crianças e jovens, que sejam potenciadoras de uma Educação Inclusiva e de qualidade para todos, face à experiência já existente de implementação do novo quadro legal. Acedendo ao vasto leque de conhecimentos conceptuais, científicos e relatos de prática, complementados por debates reflexivos, desafiantes e pautados pela qualidade, diversidade e complementaridade de perspetivas, pretende-se contribuir para a mudança efetiva de paradigma no que se refere à educação inclusiva e de qualidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

1. Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas relacionados com a Educação Inclusiva entre os profissionais da educação; 2. Promover espaços e tempos de partilha de estratégias de atuação, entre os agentes ligados ao mundo da educação, que constituam respostas educativas e sociais a crianças e jovens portadoras de deficiência; 3. Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na área das perturbações do neurodesenvolvimento infantojuvenil e estratégias de prevenção e intervenção; 4. Sensibilizar os docentes para situações de risco, dando a conhecer estratégias preventivas, bem como sinais de alerta e procedimentos de proteção e mecanismos de intervenção em crianças e adolescentes; 5. Conhecer processos, dinâmicas e recursos que constituem formas de acessibilidade comunicacional, um vetor fundamental para uma sociedade mais equitativa.

Conteúdos

Esta ação de formação engloba diversas comunicações/painéis generalistas, com uma duração variável, que se traduzem em sessões de trabalho teórico-práticas, nas quais a intervenção de diversos palestrantes é seguida de momentos de debate. Esta formação será prolongada no tempo com duas sessões realizadas em contexto escolar. JORNADA 1 – 5h30: Receção dos formandos com apresentação da ação, dos critérios e instrumentos de avaliação e preenchimento da logística – 1h00. PAINEL 1 | Partilha de práticas sobre percursos de transição dos jovens com necessidades de saúde especiais para a vida ativa - 2h30: Centro de Recursos para a Inclusão; Centro de Atividades Ocupacionais; Formação Profissional e Empregabilidade; a Arte e a atividade física como ferramentas de intervenção. PAINEL 2 | Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão: o papel e a responsabilidade social das instituições da comunidade: (1) serviços de atendimento e acompanhamento social do sistema de solidariedade e segurança social, (2) serviços do emprego e formação profissional e (3) tecido empresarial – 2h00. Debate final e síntese do dia. JORNADA 2 – 7h30: PAINEL 3 | Escola e comunidade: comunicação, movimento e inclusão - 3h30: A importância da comunicação na família e na sociedade; A importância da terapia da fala na promoção do sucesso escolar; Mais do que movimento: o impacto do desporto no bem-estar e na inclusão. PAINEL 4 |Gestão de conflitos e saúde mental – 2h30: Comunicar com pessoas em situação de crise, gestão de emoções, resolução de conflitos e assertividade; Perto da vista, perto do coração – a vinculação e a relação precoce na sociedade atual; O comprometimento da saúde mental na comunidade escolar; Entre o parecer e o ser – o que os outros veem e eu sinto. MESA REDONDA 1|Cidadania e inclusão – 1h30: Desafios da política na formação de alunos cidadãos; Como potenciar a relação entre a escola e a família; Desafios da (re)inserção de jovens na escola e na sociedade. Debate final e síntese do dia. JORNADA 3 – 4h00: PAINEL 5 | Inteligência emocional e otimismo na Educação - abordagem prática – 2h00. MESA REDONDA 2| Que futuro para a Educação: escola, família e sociedade – 2h00: Desafios do uso das tecnologias nas escolas – entre a proibição e a sensibilização; Desafios do cyberbullying e do bullying – prevenir e atuar; Desafios da (des)informação na formação de alunos cidadãos. Debate final e síntese do dia. JORNADA 4 – 3h00: PAINEL 6 |Gestão da diversidade em sala de aula: Gestão da diversidade em sala de aula, atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos; Os desafios da imigração nas escolas – inclusão dos alunos imigrantes; Implicações na aprendizagem e estratégias inclusivas promotoras do respeito e a valorização das diferenças; Debate. JORNADA 5 – 5h00: PAINEL 7 | Perturbações do neurodesenvolvimento infantojuvenil e estratégias de prevenção e intervenção (3h00): Perturbações do neurodesenvolvimento infantojuvenil – estratégias de intervenção; Competências básicas inerentes a uma abordagem eficaz do stresse e promoção do bem-estar. Debate. Realização da avaliação da ação e apresentação dos resultados em formato de reflexão individual (2h00).

Metodologias

Esta ação de formação consubstancia-se na organização de um Encontro, constituído por diversas comunicações organizadas em formato painel e mesa redonda, estando prevista a interação com o público. As jornadas 1, 2 e 3 realizam-se em dias consecutivos, no mesmo espaço, envolvendo a apresentação da ação, cinco painéis e duas mesas redondas, seguidos de debate. As jornadas 4 e 5, painéis 6 e 7, realizam-se em escolas associadas ao LeiriMar, em dias distintos, consolidando a estratégia de proximidade e interação entre os atores envolvidos na organização deste encontro. No final, haverá uma sessão para avaliação da formação e partilha de reflexões.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação será baseada nos dois itens seguintes: • Participação e contributos dos docentes durante o Encontro (50%). • Um relatório de reflexão individual, a enviar até ao término da formação, com um máximo de 3 páginas, sobre o percurso e as experiências de enriquecimento profissional desenvolvidas ao longo da participação nos painéis, integrando uma análise reflexiva que envolva, pelo menos, uma das comunicações apresentadas (50%). Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf (Acesso 02/01/2025).Direção-Geral da Educação (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf (Acesso 02/01/2025).Direção-Geral da Educação (2024). Uso dos telemóveis no Espaço Escolar: Revisão da Literatura e Orientações Práticas. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/uso_dos_telemoveis_no_espaco_escolar.pdf (Acesso 02/01/2025).Poiares, C. A. (2012). Manual de Psicologia Forense e da Exclusão Social Rotas de investigação e de intervenção - Volume I.

Início: 27-02-2025
Fim: 07-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133511/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Teatro Miguel Franco, AE de Marrazes e AE D. Dinis

INSCREVER-ME