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Aprender Suporte Básico de Vida (SBV) para salvar turma 01

Apresentação

A formação em Suporte Básico de Vida (SBV) na comunidade é, de facto, uma ferramenta fundamental para a prestação inicial de cuidados em situações de emergência, especialmente em cenários pré-hospitalares, onde o tempo de resposta é crucial. O Conselho Português de Ressuscitação (2013) sublinha que ensinar SBV ao maior número possível de pessoas é uma das estratégias mais eficazes para salvar vidas. A razão para isso é simples: quanto mais pessoas forem treinadas, maior será a probabilidade de uma intervenção precoce e eficaz em casos de Paragem Cardiorrespiratória (PCR), aumentando significativamente as chances de sobrevivência da vítima. A evidência científica, como a apontada por Roppolo e Pepe (2009), reforça que a formação generalizada em SBV não só aumenta a possibilidade de aplicação eficiente dessas técnicas, mas também resulta numa diminuição da mortalidade e morbilidade associadas a PCRs em ambientes pré-hospitalares. Em outras palavras, quanto mais cidadãos formados em SBV, maior a probabilidade de uma intervenção bem-sucedida, que poderá fazer a diferença entre a vida e a morte. Além disso, a formação em SBV promove uma resposta rápida e coordenada, o que é essencial em situações de emergência. Ao permitir que um número maior de pessoas possa agir de forma eficaz antes da chegada de profissionais de saúde, aumenta-se o sucesso do tratamento e as probabilidades de uma recuperação favorável, mesmo em contextos críticos. Portanto, capacitar a população em SBV não só tem um impacto direto nas taxas de sobrevivência, como também contribui para a construção de uma sociedade mais preparada e consciente na prestação de cuidados de saúde básicos, especialmente em momentos de emergência.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

A ação tem como principal objetivo capacitar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários para prestar a primeira assistência a vítimas de acidentes ou situações de emergência, especialmente durante os primeiros minutos após o sinistro, até à chegada de profissionais qualificados e meios adequados. Além disso, a ação visa treinar os formandos na realização de manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade, com o objetivo de salvar vítimas que se encontrem em Paragem Cardiorrespiratória (PCR).

Conteúdos

• Introdução aos Primeiros Socorros • Noções básicas de primeiros socorros • Sistema Integrado de emergência Médica • Cadeia de Sobrevivência • Pedido de ajuda especializado • Conceito de SBV • Sequência de procedimentos do SBV • SBV/RCP em adultos, crianças e bebés • Desobstrução da via aérea no adulto, criança e bebé • Posição Lateral de segurança • Práticas Simuladas

Metodologias

Teórico-prática. A certificação implica o registo de assiduidade e a presença na totalidade das horas de formação.

Modelo

Questionário online.

Observações

Formadora: Márcia Amaral

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-01-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
2 05-02-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 22-01-2025
Fim: 05-02-2025
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-250/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Pinhal do Rei - Marinha Grande

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