629

TESOUROS NO LIXO? Como Reconhecer, Reencaminhar e Recuperar Recursos - Educação Ambiental para a Sustentabilidade: Hortas Escolares e Compostagem turma T1

Apresentação

A educação ambiental para a sustentabilidade é um tema de vital importância nos dias de hoje, em que as questões ambientais e a necessidade de um desenvolvimento sustentável são cada vez mais prementes. Nesse sentido, capacitar docentes para o exercício de reconhecimento dos resíduos e promover a sua valorização enquanto recursos, promoverá a consciencialização junto da comunidade escolar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Reforçar e incentivar a prática da política dos 3 Rs • Alavancar a literacia ambiental na comunidade escolar • Capacitar docentes para o ensino e implementação de rotinas de valorização orgânica • Capacitar docentes para a criação e manutenção de hortas e compostores na comunidade escolar

Conteúdos

- Dinamização das hortas escolares (o seu cultivo) - Definição de vantagens e de boas práticas de compostagem - Exemplos práticos de dinamização - Ferramentas/recursos locais disponibilizados

Metodologias

Sessão teórico - prática.

Modelo

Questionário de satisfação online.

Anexo(s)

PRIORITÁRIO PARA AS ESCOLAS CONSTANTES DA LISTAGEM ANEXA.

Observações

Formadora: Bruna Filipa da Silva Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-01-2025 (Quarta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Online síncrona
Início: 22-01-2025
Fim: 22-01-2025
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-257/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3:30 h
Local: Plataforma de Videoconferência

INSCREVER-ME