MERGULHAR: Entre a Criação Artística e os Afetos turma 01
Apresentação
A ação de formação MERGULHAR: entre a criação artística e os afetos é uma viagem sensorial imersiva de partilha de estratégias e metodologias no âmbito das práticas artísticas contemporâneas e dos afetos. Acredita-se, pois, que ao( ) apostar nas pedagogias criativas, fomentar a relação de empatia professor-aluno, dar voz e autonomia ao aluno, abordar de forma transversal as disciplinas e as literacias e ligar os conteúdos curriculares ao mundo real (Assis, 2017, p.24), as artes vão descer do pedestal em que, muitas vezes, são colocadas, e vão tornar-se pele-com-pele, olhos-nos-olhos, na sincera experimentação de uma pedagogia do ser. É no confronto entre as práticas criativas, próprias do fazer artístico e as práticas pedagógicas, ( ) tendencialmente sujeitas a formalismos (Assis, 2017, p.25) que se afirma a eficiência da arte para desenvolver estratégias de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, criticar, construir, formular hipóteses e decifrar metáforas. Deste modo, a relação entre a arte e a educação revela-se transformadora no modo de ver e compreender o mundo, na relação dependente entre o Eu e o Outro, capaz de proporcionar a formulação de novas ideias, relações e conceções, consequência de um crescente espírito crítico fundamental para apreensão de conhecimento ao longo da vida.
Destinatários
Educadores de Infância (Grupo 100), Professores 1ºCiclo (Grupo 110), Professores 2ºCiclo - E.V.T. (Grupo 240), Professores de 3ºCiclo e Secundário (Grupos 600 e 610)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (Grupo 100), Professores 1ºCiclo (Grupo 110), Professores 2ºCiclo - E.V.T. (Grupo 240), Professores de 3ºCiclo e Secundário (Grupos 600 e 610). Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A presente proposta de Ação de Formação pretende proporcionar um tempo e espaço de experimentação, criação e reflexão, com recurso a diferentes estratégias pedagógicas e criativas que se inscrevem em técnicas inspiradas nas práticas artísticas contemporâneas (por exemplo, focalização-concentração, improvisação, pesquisa de materiais, experimentação, brainstorming, carácter site specific) e que visam a implementação de uma dinâmica de aula mais próxima da prática de atelier, e do estúdio enquanto espaço e terreno livre de criação, aprendizagem e afeto.
Conteúdos
- Corpo e Espaço; - O Corpo com o Outro; - Respiração e Escuta; - Estimulação Sensorial e Memória Sensorial; - Corpo, material e memória; - Toque, estórias e afetos (ser e estar no coletivo); - O afeto enquanto Manifesto. - Práticas Artísticas, Educação e Cidadania.
Metodologias
Através da partilha de propostas pedagógicas que propõem diálogos interdisciplinares entre as artes visuais, as artes performativas, as diferentes áreas curriculares e a componente socio-afetiva, acredita-se que estas serão de extrema importância na valorização e reflexão sobre o papel e presença do corpo crítico, afetivo e criativo do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Ao longo da formação serão partilhadas estratégias criativas e pedagógicas que dado o seu caráter experimental e a sua filiação artística, ( ) pretendem ser um corpo estranho às práticas pedagógicas instituídas, por se considerar que a sua potencialidade disruptiva é um dos pressupostos que mais podem contribuir para uma aprendizagem efetiva (Assis, 2017, p. 31). Os diferentes exercícios permitirão que o formando possa experimentar metodologias práticas que envolvem diretamente o corpo enquanto agente ativo e atento à concetualização e concretização no processo de ensino-aprendizagem.
Avaliação
A avaliação obedecerá aos critérios estabelecidos pelo Centro de Formação, de acordo com orientações emanadas do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. A avaliação será de carácter quantitativo, na escala de 1 a 10 valores. A avaliação dos formandos terá em conta a assiduidade e participação nas sessões e a elaboração de um documento final de reflexão individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na ação e implicações na sua prática letiva.
Bibliografia
Assis, M.; Gomes, E.; Pereira, J.; Pires, A. (Ed.) (2017).10x10 Ensaios entre Arte e Educação. Lisboa: Fundação Calouste GulbenkianEisner, E. W. (2002). The arts and the creation of mind. London: Yale University PressFerreira, I. (2016). Criatividade nos Museus Espaços Entre e Elementos de Mediação. Casal de Cambra: CaleidoscópioMatos, M. (2012). Educação Artística e comunicação pedagógica: perspetiva para a emancipação pessoal e social, in À Procura de Renovações de Estratégias e de Narrativas sobre Educação Artística (pp 121-133). Porto: GESTONegreiros, A. (2017). A invenção do dia claro. Lisboa: Assírio e Alvim
Observações
Formador: Ricardo José Farias Guerreiro Campos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-07-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |