Conferência na Diferença - “Porta Aberta...à Inclusão” turma T1
Apresentação
O Ciclo de Conferências intitulado “... Porta Aberta...”, uma iniciativa promovida pela CERCILEI em parceria com o Centro de Formação LeiriMar, visa aproximar as instituições e a sociedade em geral. Este ciclo de conferências surge com o objetivo de informar e formar o público sobre temas de extrema relevância nos dias de hoje, tais como a inclusão, a metodologia Humanitude, a gestão emocional, o bem-estar e a adaptabilidade dos cidadãos estrangeiros no nosso país. A temática de cada conferência visa dar resposta às necessidades formativas da escola/agrupamento no qual irá decorrer. Este ciclo de conferências será integrado no âmbito do 14.º Encontro na Diferença, um evento anual que há muito se dedica a promover o respeito pela diversidade e a inclusão social. Através deste encontro, pretende-se criar um espaço de partilha e reflexão, no qual profissionais, educadores, instituições e toda a comunidade possam debater e colaborar em torno destes temas cruciais.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Promover espaços e tempos de partilha e reflexão, entre os agentes ligados ao mundo da educação sobre as respostas educativas e sociais para as crianças e jovens, atendendo à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos; 2. Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na área das perturbações do neurodesenvolvimento infantojuvenil e estratégias de prevenção e intervenção; 3. Sensibilizar os docentes para situações de risco, dando a conhecer estratégias preventivas, bem como sinais de alerta, procedimentos de proteção e mecanismos de intervenção em crianças e adolescentes com dislexia.
Conteúdos
1. Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos 2. Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno; 3. Competências básicas inerentes a uma abordagem eficaz do stress e promoção do bem-estar; 4. Dificuldades específicas manifestadas pelos alunos na aprendizagem da leitura e da escrita.
Metodologias
Sessão teórica-prática.
Modelo
Certificação condicionada à frequência da totalidade da formação. Questionário de satisfação online.
Observações
Formadores: Idalina Gordo, Inês Pinto e Ricardo Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |