3.º Fórum Ambiente - “Educação ambiental, está nas nossas mãos” - Oficinas turma 04

Apresentação

Fundamentação da iniciativa: O Projeto Educativo Municipal de Leiria afirma-se como documento orientador das políticas educativas do concelho de Leiria. Enquanto documento de orientação/ação estratégica, o PEM comunga do princípio de que as respostas educativas de natureza comunitária têm um papel crítico na promoção do desenvolvimento do território educativo, conferindo aos projetos educativos das escolas identidade local e cultural. Na construção do desenvolvimento local sustentável e da identidade local, o PEM alia as dimensões da educação, cultura, sociedade e economia. Pretendemos com este potenciar o cumprimento da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania que contempla o “Desenvolvimento Sustentável” e a “Educação Ambiental” no 1º Grupo de domínios e, por isso, obrigatório para todos os ciclos de escolaridade, pois trata-se de áreas transversais e longitudinais. Com este Fórum, temos o intuito de contribuir para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, adotada ao nível das Nações Unidas, nomeadamente no que aos ODS 4, 6, 7, 12, 13, 14, 15 e 17 dizem respeito, bem como para a implementação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), abrangendo os seus eixos estratégicos: “Descarbonizar a sociedade”; “Tornar a economia circular” e “Valorizar o território”. A partilha de experiências e projetos de várias áreas ambientais sob a lupa da educação ambiental irá permitir um enriquecimento de todos os participantes e potenciar a implementação de projetos educativos na área da educação ambiental, bem como facilitar novas metodologias para o alcance das metas curriculares na área ambiental.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Promover a partilha de experiências, aprendizagens e reflexões na área da educação ambiental para a sustentabilidade; • Dotar os educadores e professores de conhecimentos sobre formas de trabalharem os programas curriculares; • Adquirir conhecimentos e capacidades para propor ações de intervenção ao nível da educação ambiental, em contexto escolar; • Capacitar os educadores e professores para trabalharem segundo o modelo holístico “head, heart and hands”; • Compreender a importância das redes de cooperação e de parceria que podem existir entre estabelecimentos de ensino; • Contribuir para a criação de um plano de educação ambiental ao nível escolar que contribua para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Conteúdos

OFICINA 1 – Quartel dos Bombeiros Voluntários de Leiria: • ODS 2.0 na sala de aula - Exploração de materiais pedagógicos sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). OFICINA 2 – Museu de Leiria: • Tingir com polpa de elementos naturais sobre pano cru - Composições coloridas sobre tecido pela técnica de pintura com tintas confecionadas a partir de elementos naturais, com diferentes tipos de formas e cores por sobreposição, opacidade, transparências e nuances. OFICINA 3 – M|I|MO – Museu da Imagem em Movimento - Leiria: • Cianotipia Botânica - Fotografia alternativa através da técnica artesanal de impressão de negativos em monocromáticos realizada através de uma emulsão que resulta da mistura de dois sais de ferro que revela as imagens em qualquer suporte absorvente em vários tons de azul. Experiências com elementos da natureza e outros materiais. OFICINA 4 – BAG – Banco das Artes Galeria - Leiria: • Impressão botânica em papel de algodão ou arroz – método “Tatakizome” - Exploração da técnica tradicional japonesa de impressão botânica sobre papel ou tecido, com recurso a flores e outros ornamentos naturais.

Metodologias

Sessões práticas

Modelo

Frquência da totalidade das horas de formação

Observações

Dina Fonseca, José Luís Santos Monteiro e António Palmeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-11-2024 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
Início: 30-11-2024
Fim: 30-11-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-235/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3:30 h
Local: BAG - Banco das Artes Galeria