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Criação de produtos multimédia através de inteligência artificial generativa turma 01

Apresentação

Com a evolução da transformação digital, o desenvolvimento constante de ferramentas digitais é cada vez mais notório. O uso da tecnologia está presente no dia a dia das escolas e a IAG já foi introduzida nesta rotina. A IAG na Educação e nos processos de aprendizagem é um conceito emergente que aborda a necessidade de preparar os alunos para um futuro cada vez mais automatizado, no qual a Inteligência Artificial é uma realidade. É importante que os professores e educadores estejam cientes dessas mudanças tecnológicas e sejam capazes de integrar a Inteligência Artificial nas suas práticas pedagógicas de forma ética e responsável, maximizando o potencial de aprendizagem dos alunos. Ao capacitar professores para conhecer e utilizar soluções existentes e emergentes nestas áreas, assegura-se que estão atualizados e alinhados com as questões e inovações tecnológicas contemporâneas, o que lhes permitirá retirar os mais variados benefícios quer na sua prática docente, quer na formação dos alunos. É importante realçar que a IAG e o Machine Learning são multidisciplinares, podendo os professores de diversas disciplinas integrar os conceitos para enriquecer os conteúdos e as suas práticas pedagógicas, aumentando o empenho e a motivação dos alunos. Dado o seu crescente potencial de influência no mundo moderno, é igualmente importante estar preparado para estimular o pensamento crítico e discutir questões éticas e de responsabilidade na utilização da IAG.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Fomentar a compreensão dos conceitos e princípios fundamentais da IAG; 2. Discutir as implicações e impactos da IAG na educação e nas aprendizagens dos alunos, refletindo sobre a aplicação desta nas práticas pedagógicas mais dinâmicas e interativas, centradas no aluno; 3. Promover a utilização de ferramentas de IAG, através da exploração de técnicas de criação de texto, imagem, som e vídeo com IAG; 4. Criar produtos multimédia, através de ferramentas de IAG; 5. Capacitar os docentes para identificar e utilizar ferramentas e plataformas emergentes em IAG, mantendo-se atualizados com inovações tecnológicas contemporâneas, equipando-os com competências práticas para integrar IAG nas suas práticas letivas; 6. Habilitar os docentes a transmitir competências essenciais de IAG aos alunos e a realizar a sua aplicação em áreas multidisciplinares, visando aumentar o empenho e a motivação dos alunos; 7. Incentivar os professores para a formação de alunos que sejam cidadãos informados e conscientes, entendendo os impactos e implicações da IAG na tomada de decisões em sociedade, estimulando o seu pensamento crítico, lógico e analítico.

Conteúdos

Sessão 1: Introdução à Inteligência Artificial Generativa na Educação (2 horas presenciais) 1. Definição e histórico da IAG; 2. Exemplos de IAG na educação; 3. Ética e IAG: Questões e desafios; 4. Ferramentas de IAG (por exemplo, ChatGPT, DALL-E, etc.): Visão geral. ATIVIDADES: - Apresentação interativa sobre IAG; - Discussão em grupo sobre as potencialidades da IAG na sala de aula. - Demonstração de ferramentas de IAG. Sessão 2: Criação de Textos com IA generativa (3 horas síncronas) 5. Ferramentas de geração de texto (por exemplo, GPT-4); 6. Técnicas para redigir prompts eficazes; 7. Exemplos práticos na criação de conteúdos educativos. ATIVIDADES: - Demonstração da criação de textos com IAG; - Exercícios práticos para elaboração de textos educativos; - Feedback e análise dos textos gerados. Sessão 3: Criação de Imagens com IA generativa (3 horas presenciais) 8. Ferramentas de geração de imagens (por exemplo, DALL-E, PIKA, Leonardo, Runaway, Haiper, etc); 9. Métodos para criar imagens educativas e visuais atraentes. ATIVIDADES: - Tarefas práticas para gerar imagens relacionadas aos temas educacionais; - Análise e discussão sobre as imagens criadas e sobre as atividades implementadas em sala de aula. Sessão 4: Criação de Imagens com IA generativa (3 horas síncronas) 10. Integração de imagens em conteúdos didáticos. ATIVIDADES: - Demonstração da criação de imagens com IAG; - Tarefas práticas para gerar imagens relacionadas aos temas educacionais; - Análise e discussão sobre as imagens criadas e sobre as atividades implementadas em sala de aula. Sessão 5: Criação de Sons com IA generativa (3 horas presenciais) 11. Ferramentas de geração de sons (por exemplo, Udio, Jukedeck, Soundraw); 12. Criação de trilhas sonoras e efeitos sonoros para conteúdos educativos; 13. Utilização de som para enriquecer o ambiente de aprendizagem. ATIVIDADES: - Demonstração da criação de sons com IAG; - Exercícios práticos para criar trilhas sonoras e efeitos sonoros e feedback sobre os mesmos; - Análise e discussão sobre as atividades implementadas em sala de aula. Sessão 6: Criação de Vídeos com IA generativa (3 horas presenciais) 14. Ferramentas de criação de vídeos (por exemplo, Synthesia, Lumen5, Claude, Copilot, Gemini); 15. Técnicas para criar vídeos educativos com IAG. ATIVIDADES: - Exercícios para gerar vídeos educativos e discussão sobre a eficácia dos mesmos; - Análise e discussão sobre as atividades implementadas em sala de aula. Sessão 7: Criação de Vídeos com IA generativa (3 horas síncronas) 16. Integração de vídeos em contextos educativos. ATIVIDADES: - Demonstração da criação de vídeos com IAG; - Exercícios práticos para gerar vídeos educativos e discussão sobre a eficácia dos mesmos; - Análise e discussão sobre as atividades implementadas em sala de aula. Sessão 8: Integração de Textos, Imagens, Sons e Vídeos (3 horas presenciais) 17. Técnicas de integração de conteúdos; 18. Ferramentas e plataformas para a criação de conteúdos multimodais; 19. Exemplos de materiais educativos integrados. ATIVIDADES: - Trabalho prático de criação de um material educativo multimodal; - Apresentação dos trabalhos realizados pelos participantes. Feedback e discussão. Sessão 9: Apresentação de trabalhos e Avaliação (2 horas presenciais) 20. Apresentação e avaliação dos trabalhos; 21. Reflexão sobre a aprendizagem realizada pelos alunos.

Metodologias

Presencial: - Abordagem expositiva e interativa, combinando apresentações com discussões em grupo e atividades práticas, com foco na aplicação de conceitos de IAG em contextos de ensino, incentivando os formandos a refletirem sobre a integração da IAG nas suas práticas. - Utilização de diversos recursos: apresentações, textos, áudios e vídeos, conjugados com aplicações web interativas. - Realização de atividades promotoras de alterações nas práticas futuras dos formandos, preparando-os para implementar inovações pedagógicas com a IAG, melhorando, assim, a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos. Trabalho autónomo: As sessões de TA (25 horas) envolvem: 1. Realização de tarefas de autoaprendizagem: análise de materiais, redação de reflexões e desenvolvimento de atividades que apliquem a IAG. 2. Gestão e partilha de documentos e de atividades tanto em grupos de docentes como de alunos. 3. Criação e aplicação de atividades em contexto de turma, integrando os conteúdos explorados nas sessões conjuntas. 4. Registo da atividade desenvolvida, para apresentação na última sessão presencial, proporcionando-se a sua discussão e partilha. 5. Elaboração do Relatório de Reflexão Crítica Individual.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: ⁃ Participação ativa nas sessões síncronas e assíncronas - 25%; ⁃ Realização de tarefas/atividades práticas em cada módulo - 50%; ⁃ Reflexão final - 25% O certificado é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Modelo

Questionário de satisfação online

Bibliografia

- Ford, M. (2022). O Futuro da Inteligência Artificial, Bertrand Editora.- Oliveira, L. e Pinto, M. (2023). “A Inteligência Artificial na Educação – Ameaças e Oportunidades para o processo de ensino/aprendizagem”, Seminário organizado pela Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web (LTSIW) do Departamento de Informática da Escola Superior de Media Artes e Design, Instituto Politécnico do Porto, 18 Abril 2023, relatório de conteúdos disponível em https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/22779/1/LIV_LinoOliveira_2023.pdf (acedido em 14 de junho de 2024).- Qiufan, C. e Lee, K-F. (2023). Inteligência Artificial 2041, Relógio D’Água.- Wolfram, S. (2023). O que faz o ChatGPT e como funciona, Casa das Letras.

Formador

José Augusto Laurentino Simões Valentim Rocha Nobre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
2 17-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 24-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 10-03-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 17-03-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 24-03-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 07-04-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 28-04-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
9 12-05-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Presencial
Início: 10-02-2025
Fim: 12-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130751/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Marinha Grande

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