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Técnicas de feltragem manual - o processo de transformação da lã turma 01

Apresentação

Verifica-se a necessidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos do pessoal docente, na área das Artes Visuais. É uma área fundamental para o desenvolvimento enriquecedor das experiências visual e plástica dos alunos, levando-os a olhar e ver, de forma crítica e construtiva. Porquê a lã e a feltragem? Apesar de ser uma técnica com poucos anos no nosso país, a arte da feltragem é muito mais do que um trabalho manual. É uma atividade artesanal que utiliza elementos naturais e permite a expressão plástica e mesmo os sentimentos artísticos. A feltragem promove a concentração, criatividade, autoestima, confiança, improviso e alivia o stress. Permite a satisfação por ser numa aprendizagem constante. Além de formar e sensibilizar os professores, esta ação também contribui para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística dos alunos, articulando o processo artístico e tecnológico com os contextos culturais, sociais e históricos. As aprendizagens decorrentes desta formação deverão ser utilizadas em contexto sala de aula, em ações práticas e experimentais e em projetos de turma, escola, comunidade, podendo integrar conteúdos de várias áreas.

Destinatários

Docentes dos Grupos de Recrutamento 110 e 240

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos de Recrutamento 110 e 240. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos de Recrutamento 110 e 240.

Objetivos

•Melhorar a qualidade do ensino e os resultados da aprendizagem dos alunos; •Desenvolver o desempenho docente pelo contínuo aperfeiçoamento e respetivo contributo para a melhoria dos resultados escolares; •Partilhar conhecimentos e capacidades dos docentes, contribuindo para o desenvolvimento profissional; •Saber Identificar e preparar a matéria-prima lã; •Executar peças de feltro aplicando a técnica de feltragem com água; •Executar peças de feltro aplicando a técnica de feltragem com agulhas; •Saber observar os diferentes universos visuais, tanto do património local como global; •Apreciar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais; •Transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação da arte; •Experimentar possibilidades expressivas da lã e das diferentes técnicas, adequando o seu uso a diferentes contextos e situações; •Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções artísticas, evidenciando os conhecimentos adquiridos.

Conteúdos

•Feltro manual: propriedades •Matéria-prima: diferentes tipos de l㠕Planeamento e preparação dos materiais •Iniciação à técnica de feltragem com água e sabão •Projetos bidimensionais e tridimensionais •Iniciação às técnicas de feltragem com agulhas •Projetos bidimensionais e tridimensionais •Acabamentos A duração da ação é de 50 horas presenciais. A necessidade de investimento nesta aprendizagem ditará o número de horas que cada formando utilizará entre sessões.

Metodologias

A metodologia é teórico-prática, pelo que as noções teóricas serão intercaladas com trabalhos práticos, apresentação de sugestões / debate de ideias / elaboração de trabalhos em grande grupo e em pequeno grupo. Os formandos serão divididos em grupos de trabalho, de acordo com os níveis de escolaridade que lecionam. Cada grupo irá produzir material didático aplicável em sala de aula, junto dos seus alunos. A formadora irá acompanhar os trabalhos e esclarecer dúvidas.

Avaliação

Avaliação de acordo com o Art 46º do ECD em vigor e as orientações das Cartas Circular CCPFC-3/2007 e CCPFC-1/2008. A avaliação será feita com base nos seguintes critérios: •participação e empenho dos formandos nas atividades propostas / qualidade das intervenções e da execução das tarefas propostas ao longo das sessões (35%); •registo dos trabalhos realizados ao longo da formação e trabalho final (35%); •reflexão final individual (30%).

Bibliografia

https://www.youtube.com/watch?v=w_bm7zsURcg&ab_channel=Artes%C3%A3d%27Est%C3%B3riashttps://www.youtube.com/watch?v=o7YvOWP4dMU&ab_channel=JulianaMotzkohttps://www.youtube.com/watch?v=CRxsdd2iIw0&ab_channel=SantaMeada

Formador

Ana Filipa Dias Manaça

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-01-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 11-01-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 01-02-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 01-02-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 22-02-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 22-02-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
7 15-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
8 15-03-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
9 29-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
10 29-03-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
11 10-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
12 10-05-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
13 31-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
14 31-05-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 11-01-2025
Fim: 31-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127050/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: None

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