Ferramentas Digitais para a Sala de Aula e Apoio nas Aprendizagens à Distância turma 03
Apresentação
A evolução tecnológica tem decorrido nas últimas décadas de uma forma muito rápida. Os nossos alunos contactam com diversos meios tecnológicos desde muito pequenos. A Escola de hoje tem de integrar nas suas salas de aulas, ferramentas que permitam a integração desses meios tecnológicos, acompanhando a evolução tecnológica e adaptando-se aos interesses dos discentes de hoje. Com esta ação de formação pretende-se capacitar os formandos com conhecimento/domínio de algumas ferramentas digitais que fomentam o interesse dos alunos pelas diversas disciplinas e permitindo-lhes uma maior autonomia e um maior apoio ao estudo, dentro e fora das salas de aula.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
Explorar as potencialidades que as TIC oferecem, desenvolvendo a sua utilização como ferramenta para a atividade docente e adaptar a atividade docente à evolução dos meios tecnológicos; Reconhecer a importância das Ferramentas Digitais na sala de aula bem como forma de apoio à aprendizagem dos alunos à distância ou fora da sala de aula; Contribuir para que a utilização pedagógica das TIC se integre efetivamente no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o trabalho colaborativo e contribuindo para responder às necessidades individuais dos alunos; Contribuir para a criação de uma atitude colaborativa através da comunicação e da partilha de recursos e práticas; Capacitar os professores para atuarem eficazmente com as tecnologias e de revelarem capacidade de aprofundar e desenvolver as suas competências neste domínio.
Conteúdos
5. CONTEÚDOS DA AÇÃO (Práticas Pedagógicas e Didáticas em exclusivo, quando a ação de formação decorre na modalidade de Estágio ou Oficina de Formação) Organização e planeamento da ação (1 hora síncrona) a) Avaliação de necessidades e interesses; b) Debate dos objetivos da ação; c) Organização do trabalho a desenvolver; d) Documentação e materiais de apoio. Ferramentas Digitais para Criação de Murais Colaborativos (2h30 horas síncronas + 3h 30 assíncronas) a) Apresentação de diversas ferramentas digitais de construção de murais colaborativos (padlet, wakelet,...) b) Criação de conta; c) Criação de um mural colaborativo; d) Personalização de um mural colaborativo. Ferramentas Digitais para Criação de Quizzes para Avaliação Formativa (5h síncronas + 5h assíncronas) a) Apresentação de diversas ferramentas digitais de construção de quizzes (Socrative, Quizizz, Kahoot, Plickers,...) b) Criação de conta e exploração pormenorizada de dois programas de construção de Quizzes; c) Utilização de Quizzes para Avaliação Formativa na Sala de Aula e à Distância d) Relatórios; Ferramentas Digitais para criação de Videos interativos (3h síncronas + 3h assíncronas) a) Apresentação de diversos ferramentas digitais de construção de Vídeos Interativos (TedEd, EdPuzzle,...) b) Criação de conta e exploração pormenorizada de um programa de ferramentas digitais c) Relatórios; Autoavaliação e elaboração de Relatório (1 hora 30 min síncrona + 1h30 assíncrona )
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base: - Participação/contributos E realização das tarefas nas sessões (2.5 valores) 25% - Trabalho de aplicação de conteúdos e realização dos trabalhos e atividades propostos (6 valores) 60% - Relatório final/reflexão crítica (1.5 valores) 15%
Bibliografia
Bento, M., Rodrigues, N. Q., & Lencastre, J. A. (2016). Socrative. In Carvalho, A.A.A., Cruz, S., Marques, C. G., Moura, A. Santos, M. I., & Zagalo, N. (2016) (orgs). Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, (pp. 579-589). Coimbra: Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE. Consultado em em 12/04/2020. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/43366/1/2016_SOCRATIVE_Atas_3_EJML.pdfLima, L. (2016). Kahoot, Socrative e Plickers: uma abordagem lúdica à consolidação e avaliação de conhecimento. In EDUCOM Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Org.), Comunicação apresentada no TIC@Portugal16 Encontro de Professores sobre utilização educativa das TIC (pp. 8-9). Portugal: EDUCOM. Consultado em 12/04/2020. Disponível em http://wordpress.educom.pt/TIC-Portugal-16/wp-content/uploads/2016/06/livro_resumos_tic_portugal_16.pdfSousa, S. (2018). Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem. Relatório de Tese de Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. Consultado em 12/04/2020. Disponível em https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/3276Rocha, A. P. (2017). AVALIAÇÃO FORMATIVA.UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO BLEARNING. Relatório de investigação de Pós-Doutoramento na Especialidade: Educação a distância e e-learning da Universidade Aberta. Acedido através de https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/7234/1/Relat%C3%B3rio%20final.PostDoc.APRocha.UA.pdf em 09/09/2020.
Formador
Emanuel Vindeirinho Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
5 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |