Melhorar as aprendizagens em Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico - como agir perante os números e as operações? turma 01
Apresentação
No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, em agosto de 2021 foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto) que entrarão em vigor, no que se refere ao 1º ciclo do ensino básico) a partir do ano letivo 2022/2023, no que respeita aos 1.º e 3.º anos de escolaridade e 2023/2024, no que respeita aos 2.º e 4.º anos de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 110 para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática no Ensino Básico, procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Básico (AE, 2021), com destaque para os números e as operações, tendo como intuito principal a apropriação, construção e dinamização de metodologias ativas de sala de aula.
Destinatários
Professores do grupo de recrutamento 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.
Objetivos
- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; - Atualizar conhecimentos didáticos e matemáticos, requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; - Valorizar um ensino da Matemática, baseado na compreensão e no desenvolvimento do sentido de número e das operações, em contexto de acompanhamento; - Desenvolver uma nova atitude perante o ensinar e aprender Matemática, experimentando e desenvolvendo um conjunto de materiais apoiados em textos com sugestões didáticas alicerçados em metodologias ativas de sala de aula. - Realizar práticas de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Conteúdos
Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2h30 cada): - Caracterização sumária das novas AE de Matemática - Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática - Reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática; - Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover; - Os Números no âmbito das AE de Matemática. Desenvolvimento do sentido número ao longo dos quatro anos de escolaridade (5 sessões de 2h30 cada) - O sentido de número e a sua relevância no desenvolvimento do cálculo mental; - Estratégias de cálculo mental; - Desenvolvimento das quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão, em contexto de resolução de problemas; Práticas de ensino promotoras de aprendizagem da Matemática (3 sessões de 2h30 cada) - A estrutura e a dinâmica da aula de Matemática e o desenvolvimento de metodologias ativas; - O desenvolvimento da comunicação matemática; - Análise de produções de alunos - Feedback oral e escrito a fornecer pelo professor; - Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades; - Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas); - Reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor. Para o trabalho autónomo propor-se-á a leitura de textos que sustentem teoricamente algumas ideias chave das orientações curriculares consideradas nos documentos curriculares, assim como a leitura de textos de apoio sobre os temas trabalhados. Prevê-se ainda que o trabalho autónomo incida no desenvolvimento e aplicação de tarefas em sala de aula de acordo com os temas selecionados, retirando daí conclusões que serão partilhadas nas sessões de formação. O trabalho autónomo também incidirá na planificação, realização de uma aula, reflexão e preparação da apresentação aos restantes formandos desta intervenção na prática letiva, no âmbito de um dos temas abordados.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Terá como base: - Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções); - Portefólio com a recolha dos trabalhos realizados ao longo da oficina (tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais, a planificação de tarefas para os alunos e análise da sua realização na sala de aula); - Reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas e a sua participação na formação.
Bibliografia
Blöte, A. W., Klein, A. S., & Beishuizen, M. (2000). Mental computation and conceptual understanding. Learning and Instruction, 10, 221-247.Brocardo, J., & Serrazina, L. (2008). O sentido do número no currículo de Matemática. In O sentido do número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 97- 115). Lisboa: Escolar Editora.McIntosh, A., Reys, B. J., & Reys, R. E. (1992). A proposed framework for examining basic number sense. For the Learning of Mathematics, 12(3), 2-8 e 44.Ponte, J. P., & Serrazina, M. L. (2000). Didática da Matemática do 1º Ciclo. Lisboa: Universidade Aberta.
Formador
Nuno Miguel Ferreira Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 16-12-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |