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Percursos Matemáticos para além da sala de aula turma 01

Apresentação

“Nenhum ser humano pode ficar privado de conhecer e tirar partido do património ímpar, científico e cultural, que a Matemática constitui” (Ministério da Educação [ME], 2021a, p.2). Cada um pode e deve ter oportunidades de experienciar aprendizagens matemáticas, resolver desafios e ficar mais rico em conhecimento. Pretende-se despertar o interesse pelo estudo da Matemática, através da observação do meio envolvente, por exemplo: da observação de figuras, da arte decorativa, bem como estabelecer conexões matemáticas externas com as áreas do conhecimento, como as Artes, as Ciências ou as Humanidades, que façam da Matemática uma disciplina útil, importante, com ligações a quase tudo o que nos rodeia; em suma, que a Matemática seja reconhecida pela sua grande relevância. Uma das práticas previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) passa por abordar os conteúdos, fazendo ligação a problemas do dia a dia, ou que, de alguma forma, façam a ligação ao meio envolvente, ao meio sociocultural e geográfico em que o aluno se insere, recorrendo a materiais e recursos diversificados (Martins et al., 2017). Neste mesmo referencial, é dado destaque ao pensamento crítico e criativo; os alunos são chamados a desenvolver ideias e projetos criativos e a valorizar o património e a cultura das comunidades. Atualmente, as tecnologias digitais ditam a forma como comunicamos, como organizamos as tarefas a realizar ou que damos ao outro para concretizar. Não temos como negar a sua presença e a necessidade crescente de incluir no ensino a prática associada ao uso da tecnologia (Lucas & Moreira, 2018). Com esta oficina, visa-se desenhar percursos matemáticos nas vilas ou cidades, utilizando Apps para que possam ser realizados pelos alunos.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 110 e 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 230.

Objetivos

1. Favorecer o desenvolvimento profissional dos docentes, na perspetiva do seu desempenho, do contínuo aperfeiçoamento e do seu contributo para a melhoria dos resultados escolares; 2. Melhorar a qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem escolar dos alunos; 3. Proporcionar articulação de experiências no ensino da Matemática entre o 1º e o 2º ciclos do ensino básico; 4. Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre os professores, contribuindo para a sua formação e para a melhoria das suas práticas pedagógicas; 5. Conceber, construir e operacionalizar quer metodologias e técnicas quer instrumentos, recursos e produtos pedagógicos e/ou didáticos matemáticos, com vista a resolver problemas concretos e devidamente identificados ao nível da escola e/ou da sala de aula.

Conteúdos

Módulo 1. – 3 horas síncronas: - O trabalho prático no ensino da Matemática. - Enquadramento (Perfil do Aluno, Domínio de Autonomia Curricular, Aprendizagens Essenciais de Matemática) dos conteúdos a abordar. - A importância do trabalho prático no ensino da Matemática. - Práticas interdisciplinares. - Potencialidades da integração das tecnologias digitais. Módulo 2. – 5 horas presenciais: - Saída ao meio envolvente: realização de um percurso matemático (pontos de interesse). Módulo 3. – 3 horas síncronas: - Exploração de atividades interdisciplinares (Capacidades matemáticas, Geometria e medida). - Análise e discussão de atividades interdisciplinares. Módulo 4. – 2 horas presenciais: - Exploração de aplicações para realizar percursos (Mathcitymap, wikiloc e outras). Módulo 5. – 2 horas presenciais: - Apresentação e avaliação das atividades e materiais didáticos produzidos. - Partilha das atividades e materiais didáticos desenvolvidos para utilização em sala de aula ou for a da sala de aula. - Avaliação e discussão em grupo das atividades e materiais didáticos produzidos. Trabalho Autónomo – 15 horas: - Leitura de literatura em grupos (textos de apoio e referências de leitura obrigatória previamente facultados); - Exploração de aplicações para realizar percursos (Mathcitymap, wikiloc e outras); - Organização, implementação e avaliação de atividades. Planificação colaborativa e/ou individual de atividades e construção de materiais didáticos. Partilha e discussão de atividades e materiais didáticos de apoio.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) (20%) 3. Portefólio com a recolha dos trabalhos realizados ao longo da oficina e complementado com um plano de ação (planificação de uma atividade, bem como os materiais didáticos de apoio) e avaliação (50%); 4. Apresentação de evidências da utilização dos recursos produzidos (30%).

Bibliografia

Barbosa, A., Vale, I., & Ferreira, R. (2016). Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade de futuros professores. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2328/2962Ministério da Educação, Direção Geral da Educação (2021a). Aprendizagens essenciais: Matemática: 4o Ano: 1o Ciclo do Ensino Básico. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/1_ciclo/aemat_4a_2021.pdfMinistério da Educação, Direção Geral da Educação (2021b). Aprendizagens essenciais: Matemática: 5o Ano: 2o Ciclo do Ensino Básico. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/aemat_5a_2021-12-29.pdfPalhares, P. (2004). Elementos de matemática para professores do Ensino Básico. Lidel.Ralha, M. (1992). Didática da matemática: perspetivas gerais sobre educação matemática. Universidade Aberta.

Formador

Helena Maria da Cruz Ambrósio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
2 12-10-2024 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
3 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
4 24-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Online síncrona
5 26-10-2024 (Sábado) 10:00 - 12:00 2:00 Presencial
6 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
7 28-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
Início: 10-10-2024
Fim: 28-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-118783/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: Marinha Grande