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Aplicações Pedagógicas de APPS e Tablets na Educação Pré-escolar e 1º CEB turma 03

Apresentação

Na Educação Pré-Escolar, as TIC podem ser introduzidas em contexto escolar, como meio auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, “(…) as novas tecnologias de informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente (…). O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, enquadra as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como áreas de integração curricular transversal no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se que de uma forma transversal e multidisciplinar a utilização das TIC ajudem a criar contextos relevantes e significativos, articulados com conceitos e conteúdos do currículo, que ajudem a desenvolver as capacidades e atitudes previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A utilização de dispositivos móveis e da Internet fazem cada vez mais parte do quotidiano diário das crianças de hoje. Fruto de projetos internacionais como o Erasmus+ e a cooperação com as Comunidades Intermunicipais tem permitido às escolas equiparem-se com alguns tablets. Esta ação de formação surge para dar resposta à necessidade de formação dos educadores e professores na utilização destes dispositivos na escola. Procura dotar os educadores e professores com conhecimentos e capacidades para realizarem uma utilização mais efetiva dos tablets em situações concretas de aprendizagem e identificar e avaliar uma lista de apps passíveis de utilização nestes níveis de ensino e que sejam capazes de produzir um efeito positivo nas aprendizagens dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Refletir sobre a utilização de apps e tablets na Educação Pré-escolar e no 1º CEB; • Conhecer e debater o Referencial para as TIC no Ensino Básico como enquadramento teórico e normativo das práticas dos professores; • Conhecer e explorar tablets com o sistema operativo Android e iOS; • Elaborar procedimentos de utilização do Tablet Android ou Apple; • Elaboração de planos de aula com recursos digitais; • Identificar, avaliar e construir uma lista de apps passiveis de serem utilizadas nas salas de aula da pré e do 1º CEB; • Fomentar o trabalho colaborativo através de projetos transdisciplinares; • Debater modelos de organização dos espaços, tempos e interações, decorrentes da utilização das tecnologias móveis; • Conceber, planificar e avaliar estratégias para a utilização educativa das TIC na aprendizagem das áreas curriculares e em atividades extracurriculares; • Promover a reflexão e mudança de atitude do professor em relação à integração das TIC no ambiente educativo.

Conteúdos

Módulo 1: O Tablet Android e o Tablet iOS (5 horas): 1. Saberes fundamentais: princípios de utilização do Tablet (Android ou iOS); - Ligar/Desligar/Suspender; - Ligar uma rede de internet; - Alterar definições de armazenamento; - Instalar e desinstalar aplicações; - Atualizar aplicações; - Conhecer as lojas das Aplicações; - Cuidados de manutenção. 2. Debate e respetiva síntese, a realizar pelos formandos e a partilhar por todos os grupos, sobre as vantagens e desvantagens da utilização dos tablets em diferentes situações de ensino. 3. Construção de uma lista de recomendações de utilização, e das funcionalidades de cada sistema para partilhar na sala de aula com os utilizadores. Módulo 2: Apps e sua aplicação na sala de aula da pré-escolar e do 1º CEB (5 horas) 4. Debate para identificar em que áreas do conhecimento os tablets podem ser utilizados de forma a orientar a pesquisa e a utilização de apps nestes níveis de ensino. 5. Exploração de algumas APPs em dispositivos Android e iOS que serão avaliadas segundo o nível de ensino, idades dos utilizadores e áreas do saber. 6. Elaboração de uma lista de APPs que, depois de avaliadas, serão categorizadas e apresentadas as suas mais valias para a introdução ou consolidação das aprendizagens. Módulo 3: Planificar e Avaliar com o Tablet Android e iOS (5 horas): 7. Construção de planos de aula, pelos formandos, que visem promover aprendizagens e momentos de avaliação com o recurso a tablets e APPs anteriormente avaliadas e exploradas. 8. Experimentação em contexto de sala de aula e apresentação da prática realizada, na qual cada formando apresentará uma reflexão crítica sobre a experimentação efetuada. Alguns exemplos das APPs a serem exploradas: Android: Lightbot: Code Hour; DragonBox Numbers; Tiny Puzzle; 123 Dots: Aprenda a contar; A Ler Vamos; iOS: Quick Math Jr.; PBS Kids Games; Ler e Contar; RelationShapes; More 4 Monkey; entre outros.

Avaliação

A avaliação dos formandos será feita de acordo com os Critérios Gerais de Avaliação definidos pelo CFAE de LeiriMar, determinados pelo Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores e pela Carta Circular 3/2007 do CCPFC. No final da ação, será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5, implicando atribuição de créditos de formação. As avaliações inferiores a 5 implicam reprovação do formando. Nessa avaliação serão tidos em conta os seguintes indicadores: • Participação na ação, realizada com base na observação direta feita pelo formador tendo como base os contributos e o desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; • Portefólio do trabalho autónomo realizado na ação, individual ou em grupo; • Reflexão individual crítica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional. Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.

Bibliografia

Coutinho, C. (2009). Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português in educação, Formação e Tecnologias.Lagarto, J., Marques, H. (2015) Tablets – Mudando paradigmas do ensinar e do aprender, Universidade Católica Editora do Porto.Moura, A (2012). Mobile Learning: tendências tecnológicas emergentes. In A.A. Carvalho (Ed.). Aprender na era digital (pp 127-147). Santo Tirso: De Facto Editores.Bannister, D. (2015). Exploring the Creative Use of Tablets in Schools, European Schoolnet (EUN Partnership AISBL).

Formador

José Manuel da Cruz Soares

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 17-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 05-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 12-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 03-12-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 15-10-2024
Fim: 03-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121186/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Marinha Grande

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