Aplicações Pedagógicas de APPS e Tablets na Educação Pré-escolar e 1.º CEB turma 03
Apresentação
Na Educação Pré-Escolar, as TIC podem ser introduzidas em contexto escolar, como meio auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, ( ) as novas tecnologias de informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente ( ). O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, enquadra as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como áreas de integração curricular transversal no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se que de uma forma transversal e multidisciplinar a utilização das TIC ajudem a criar contextos relevantes e significativos, articulados com conceitos e conteúdos do currículo, que ajudem a desenvolver as capacidades e atitudes previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A utilização de dispositivos móveis e da Internet fazem cada vez mais parte do quotidiano diário das crianças de hoje. Fruto de projetos internacionais como o Erasmus+ e a cooperação com as Comunidades Intermunicipais tem permitido às escolas equiparem-se com alguns tablets. Esta ação de formação surge para dar resposta à necessidade de formação dos educadores e professores na utilização destes dispositivos na escola. Procura dotar os educadores e professores com conhecimentos e capacidades para realizarem uma utilização mais efetiva dos tablets em situações concretas de aprendizagem e identificar e avaliar uma lista de apps passíveis de utilização nestes níveis de ensino e que sejam capazes de produzir um efeito positivo nas aprendizagens dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Refletir sobre a utilização de apps e tablets na Educação Pré-escolar e no 1º CEB; Conhecer e debater o Referencial para as TIC no Ensino Básico como enquadramento teórico e normativo das práticas dos professores; Conhecer e explorar tablets com o sistema operativo Android e iOS; Elaborar procedimentos de utilização do Tablet Android ou Apple; Elaboração de planos de aula com recursos digitais; Identificar, avaliar e construir uma lista de apps passiveis de serem utilizadas nas salas de aula da pré e do 1º CEB; Fomentar o trabalho colaborativo através de projetos transdisciplinares; Debater modelos de organização dos espaços, tempos e interações, decorrentes da utilização das tecnologias móveis; Conceber, planificar e avaliar estratégias para a utilização educativa das TIC na aprendizagem das áreas curriculares e em atividades extracurriculares; Promover a reflexão e mudança de atitude do professor em relação à integração das TIC no ambiente educativo.
Conteúdos
Módulo 1: O Tablet Android e o Tablet iOS (5 horas): 1. Saberes fundamentais: princípios de utilização do Tablet (Android ou iOS); - Ligar/Desligar/Suspender; - Ligar uma rede de internet; - Alterar definições de armazenamento; - Instalar e desinstalar aplicações; - Atualizar aplicações; - Conhecer as lojas das Aplicações; - Cuidados de manutenção. 2. Debate e respetiva síntese, a realizar pelos formandos e a partilhar por todos os grupos, sobre as vantagens e desvantagens da utilização dos tablets em diferentes situações de ensino. 3. Construção de uma lista de recomendações de utilização, e das funcionalidades de cada sistema para partilhar na sala de aula com os utilizadores. Módulo 2: Apps e sua aplicação na sala de aula da pré-escolar e do 1º CEB (5 horas) 4. Debate para identificar em que áreas do conhecimento os tablets podem ser utilizados de forma a orientar a pesquisa e a utilização de apps nestes níveis de ensino. 5. Exploração de algumas APPs em dispositivos Android e iOS que serão avaliadas segundo o nível de ensino, idades dos utilizadores e áreas do saber. 6. Elaboração de uma lista de APPs que, depois de avaliadas, serão categorizadas e apresentadas as suas mais valias para a introdução ou consolidação das aprendizagens. Módulo 3: Planificar e Avaliar com o Tablet Android e iOS (5 horas): 7. Construção de planos de aula, pelos formandos, que visem promover aprendizagens e momentos de avaliação com o recurso a tablets e APPs anteriormente avaliadas e exploradas. 8. Experimentação em contexto de sala de aula e apresentação da prática realizada, na qual cada formando apresentará uma reflexão crítica sobre a experimentação efetuada. Alguns exemplos das APPs a serem exploradas: Android: Lightbot: Code Hour; DragonBox Numbers; Tiny Puzzle; 123 Dots: Aprenda a contar; A Ler Vamos; iOS: Quick Math Jr.; PBS Kids Games; Ler e Contar; RelationShapes; More 4 Monkey; entre outros.
Avaliação
A avaliação dos formandos será feita de acordo com os Critérios Gerais de Avaliação definidos pelo CFAE de LeiriMar, determinados pelo Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores e pela Carta Circular 3/2007 do CCPFC. No final da ação, será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5, implicando atribuição de créditos de formação. As avaliações inferiores a 5 implicam reprovação do formando. Nessa avaliação serão tidos em conta os seguintes indicadores: Participação na ação, realizada com base na observação direta feita pelo formador tendo como base os contributos e o desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; Portefólio do trabalho autónomo realizado na ação, individual ou em grupo; Reflexão individual crítica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional. Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.
Bibliografia
Coutinho, C. (2009). Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português in educação, Formação e Tecnologias.Lagarto, J., Marques, H. (2015) Tablets Mudando paradigmas do ensinar e do aprender, Universidade Católica Editora do Porto.Moura, A (2012). Mobile Learning: tendências tecnológicas emergentes. In A.A. Carvalho (Ed.). Aprender na era digital (pp 127-147). Santo Tirso: De Facto Editores.Bannister, D. (2015). Exploring the Creative Use of Tablets in Schools, European Schoolnet (EUN Partnership AISBL).
Formador
José Manuel da Cruz Soares
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |