563

O Badminton na Escola turma 01

Apresentação

Pelo facto de ser uma modalidade curricular do sistema de ensino e com grande expressão no sistema competitivo do Desporto Escolar, ser uma modalidade com características educativas relevantes a nível motor, cognitivo e afetivo e também pela grande maioria dos professores não terem tido formação inicial da mesma no seu processo formativo e ainda por ser de fácil implementação nas escolas e ter grande adesão por parte dos alunos, a DGE – Divisão do Desporto Escolar, pretende proporcionar formação aos professores de EF, que lhes permita aumentar as suas competências, através da aquisição e aprofundamento dos conhecimentos técnicos e metodológicos específicos do Badminton, elevando a qualidade do ensino e do treino.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.

Objetivos

Conhecer a história do jogo, em Portugal, no mundo e no DE; Conhecer a estrutura de aprendizagem do jogo; Aplicar novas metodologias de aprendizagem do jogo; Compreender as fases do ensino da técnica específica; Analisar elementos educativos a considerar no processo ensino aprendizagem Conhecer as diversas fases da técnica dos diversos batimentos de badminton e os aspetos nucleares da técnica de deslocamentos no campo; Conhecer e analisar aspetos táticos fundamentais do jogo e as regras e regulamentos do jogo; Adquirir conhecimentos sobre a manutenção e recuperação do material de jogo; Promover situações de prática pedagógica de modo a vivenciar-se na prática os conteúdos didáticos adquiridos; Analisar e debater questões táticas do jogo.

Conteúdos

1) História do jogo, em Portugal e no mundo – 1 hora 2) O Badminton no Desporto Escolar – 1 hora 3) Regras, regulamentos e aspetos de organização do jogo – 5 horas 4) Metodologia do processo de ensino aprendizagem - 5 horas 5) Técnica e tática do jogo – 10 horas 6) Manutenção e recuperação do material – 1 hora 7) Observação e avaliação de aspetos técnicos e táticos do jogo - 2 horas

Metodologias

Os conteúdos serão ministrados nas vertentes teóricas e práticas. - Os conteúdos de índole teórica serão apresentados com a ajuda de meios auxiliares de ensino, como PowerPoint e vídeos, ou outros que se adequem melhor à realidade e perceção dos formandos. - Nas sessões práticas o trabalho é precedido de uma pequena apresentação oral da técnica a executar, seguido de trabalho prático individual ou de pequenos grupos. - As metodologias apelam fundamentalmente à atividade e participação, à conceção e execução de materiais didáticos. - Nas sessões práticas será incrementado o trabalho individual ou de grupo, sendo este último o mais utilizado. - A dinâmica de grupo será utilizada fundamentalmente na observação de jogo e estratégias tácticas a adequar.

Avaliação

A avaliação das atividades desenvolvidas neste curso é de carater continuado, realizada pelos formadores em conjunto com os formandos e tem como referência os objetivos do curso. A avaliação dos formandos será baseada no seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas (50%) e na avaliação dos trabalhos produzidos (50%) Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Bibliografia

Shuttle Time – O Programa de Badminton Escolar da BWF – Badminton World Federation; www.bwfbadminton.org ; shuttletime@bwfbadminton.orgLeis do Jogo, Federação Portuguesa de Badminton; www.fpbadminton.pt/LeisDeJogo.pdfRegulamento Específico do Badminton – Gabinete Coordenador do Desporto Escolar – Direção Geral de Educação; desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_badminton/18_19_pdf

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
2 12-10-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 12-10-2024 (Sábado) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
4 25-10-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
5 26-10-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 26-10-2024 (Sábado) 15:00 - 20:00 5:00 Presencial
Início: 11-10-2024
Fim: 26-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-128823/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: ES Afonso Lopes Vieira e EB 1, 2 e 3 Dr. Correia Mateus