Práticas de inclusão promotoras da melhoria da Aprendizagem Experiencial e da Educação em Ciências turma 01
Apresentação
A sociedade atual está em constante transformação, e a Ciência e a Tecnologia contribuem significativamente para responder aos desafios e oportunidades em contextos multidimensionais. A educação em Ciências é fulcral para a literacia científica e a inclusão na sociedade, uma vez que coloca o aluno numa posição ativa, crítica e reflexiva, tornando-o ator de uma cidadania ética, responsável e dinâmica. Na construção da Escola do século XXI, a Educação Inclusiva visa responder à diversidade das necessidades educativas dos alunos, através do aumento da participação de todos na aprendizagem, na vida da comunidade escolar e na sociedade. É um processo que implica mudanças organizacionais e pedagógicas significativas, pelo que Portugal ratificou a «Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência» e o seu protocolo opcional, bem como a «Declaração de Lisboa sobre Equidade Educativa», em julho de 2015. A publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, representou um passo significativo no compromisso com a Educação Inclusiva, visando cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU. A ação do professor pressupõe a mediação de aprendizagens e interações na sala de aula, em contextos educativos exigentes e desafiantes. Para tal, a formação contínua de professores é fundamental, e o sucesso desta depende do envolvimento das escolas na conceção e desenvolvimento coletivo de projetos que respondam às suas necessidades e que permitam encontrar respostas para os constantes desafios. Assim, almeja-se que a estratégia de formação adotada seja promotora de novos saberes em que os professores-formandos relacionem as suas vivências com as especificidades dos seus alunos em articulação com a Educação em Ciências.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
- Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e DL n.º 55/2018, PASEO, Aprendizagens. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas; - Promover a reflexão sobre as práticas didático-pedagógicas de inclusão em educação em ciências; - Operacionalizar alguns objetivos da Educação em Ciências, através do ensino experimental, no domínio das práticas de inclusão, perspetiva inter, multi e transdisciplinar; - Fomentar a construção de recursos educativos e metodologias de aprendizagem ativas para exploração de conteúdos de Educação em Ciências para práticas de inclusão, transversais a todas as áreas do conhecimento STEAM e humanidades.
Conteúdos
Módulos Presenciais [19 horas] - Sessões Presenciais efetivas e síncronas: Módulo 1 - Enquadramento da Oficina de Formação (3h00 presenciais) 1.1. Apresentação do programa de formação e formadores; 1.2. Orientações, objetivos, metodologia e avaliação da formação; 1.3. Levantamento de conceções e práticas dos professores relativamente às temáticas a abordar na Oficina de formação. Módulo 2 Enquadramento da Educação Inclusiva (2h30 síncronas) 2.1. Legislação: DL 54/2018 de 6 de julho e Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro; 2.2. Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão; 2.3. Necessidades Educativas. Módulo 3 Modelos teóricos da Formação Docente - Perfil do professor na construção da escola do séc. XXI (2h30 síncronas) 3.1. Modelo teórico de Schön professor reflexivo; 3.2. Modelo teórico de Kolb aprendizagem experiencial; 3.3. Modelo teórico da Lave & Wenger aprendizagem situada; Nesta sessão os formandos, organizados em grupos ou de forma individual, identificarão os projetos a desenvolver, como trabalho autónomo. Módulo 4 Enquadramento da Educação em Ciências (2h30 síncronas) 4.1. Importância da Educação em Ciências; 4.2. Ensino Experimental das Ciências; 4.3. Exploração de atividades práticas, laboratoriais e experimentais. Módulo 5 Práticas de Inclusão de Educação em Ciências: Desafios & Oportunidades: Dia da Oficina (3h00 presenciais) 5.1. Exploração teórico-prática de propostas de trabalho de educação em ciências para práticas de inclusão: Enquadrar a temática no currículo e articular entre docentes (professor titular de turma, professor Educação Especial e outros); Definir o(s) contexto(s) de intervenção; Definir o projeto de turma, ou seja, um tema e/ou objetivo em que irão trabalhar - Ensino por projeto e o Hands-on; Trabalho de projeto realizado com vista a conceber e realizar uma sequência didática no âmbito da educação em ciências inclusiva; Partilhar os trabalhos em curso por parte dos formandos com recurso à estratégia do critical friend, para que possam entre si e nos diversos grupos. Introduzir uma perspetiva externa e imparcial permitindo uma visão mais objetiva do trabalho em curso. Módulo 6 Práticas de Inclusão de Educação em Ciências: Desafios & Oportunidades (2h30 Síncrona) Supervisão do desenvolvimento dos projetos por parte das formadoras, esclarecendo as dúvidas e incentivando a intencionalidade das atividades propostas; Pesquisar bibliografia e documentos de suporte; Estimular a aprendizagem colaborativa, a inovação, criatividade e feedback construtivo; Momento de aprendizagem ativa e de autorregulação em competências profissionais crítico-reflexivas; Implementar e avaliar o projeto de intervenção; Elaborar narrativas multimodais e o portfólio de materiais; Sistematizar a avaliação e respetivas considerações finais. Módulo 7 - Apresentação/ Partilha de práticas e materiais em cenário educativo. (3h00 presenciais) Partilha, reflexão e avaliação da participação, experiências e trabalhos produzidos ao longo da formação, através de metodologias inovadoras de trabalho e exploração colaborativa.
Avaliação
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. No final da ação será atribuída uma classificação quantitativa numa escala de 1 a 10 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5. A entrega dos trabalhos e reflexão crítica constitui um requisito obrigatório para aprovação e respetiva certificação. Participação ativa [25%]: motivação, participação e desempenho dos formandos na realização das atividades propostas em ambas as sessões, presenciais e autónomas, como resultado da avaliação contínua. Partilha de boas práticas. Com discussão das competências apreendidas e estreita relação com uma componente reflexiva e crítica; Produção de trabalhos (50%): portefólio do trabalho autónomo realizado ao longo da ação de formação, com traços de narrativas multimodais; Reflexão crítica final (25%): reflexão individual crítica e sustentada do percurso formativo e seus impactes(os) no desenvolvimento profissional de cada docente. O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.
Bibliografia
Alarcão, I. (1996). Reflexão crítica sobre o pensamento de Donald Schön e os programas de formação de professores. Revista da Faculdade de Educação, 22(2), 11-42. https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33577/36315.Benite, A. M. C., Benite, C. R. M., & Vilela-Ribeiro, E. B. (2014). Educação Inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações. Revista Educação Especial, 1(1), 8392. https://doi.org/10.5902/1984686X7687.Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development (Englewood Cliffs: Prentice Hall (ed.); Issue 1984, pp. 2038). https://doi.org/10.1016/B978-0-7506-7223-8.50017-4.Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V. e Couceiro, F. (2006). Educação em Ciências e Ensino Experimental no 1ºCiclo EB. Formação de Professores. Lisboa: Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/explorando_formacao_professores.pdfSá-Chaves, I. (2000). Portfolios Reflexivos. Estratégias de Formação e de Supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Observações
Esta ação de formação enquadra-se no âmbito de um estudo para uma tese de doutoramento.
Formador
Elsa Sofia Gaspar Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-09-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |