Curso de Formação Leitura em Família turma 01

Apresentação

No âmbito dos objetivos estratégicos do Plano Nacional de Leitura, cabe-lhe desenvolver competências de literacia e hábitos de leitura quer nas escolas como na comunidade. Tendo a escola um acesso privilegiado às famílias, o PNL pretende contribuir para a aproximação de ambos os agentes mediadores no sentido de dar a professores e famílias mais competências para a promoção de hábitos de leitura com crianças e jovens. Convidam-se, assim, os profissionais de educação que desenvolvem atividades ligadas às bibliotecas escolares, bem como os bibliotecários municipais a participar, contribuindo com o seu conhecimento sobre este público e sobre práticas de promoção da leitura, no sentido de poderem, bibliotecas municipais e escolas, desenvolver projetos em parceria com as famílias. Para isso, o PNL apresenta a formação de formadores Leitura em Família, destinada a professores que a repliquem junto de famílias no seu contexto comunitário.

Destinatários

Técnicos superiores de animação cultural, serviço social, sociologia, bibliotecários, mediadores culturais, outros técnicos superiores de serviços educativos.

Objetivos

- Capacitar mediadores para a replicação e adaptação dos conteúdos da formação junto dos seus públicos-alvo; - Divulgar bibliografia segundo faixas etárias, competências de leitura, diversidade temática e de tipologia textual; - Desenvolver estratégias de motivação para a exploração do livro e da leitura em ambiente não formal; - Desenvolver estratégias de inclusão social de famílias estrangeiras através da leitura.

Conteúdos

1. Apresentação dos objetivos e modelo da formação (Sessão online síncrona - 3 horas): - capacitar os formandos para que realizem ações de promoção da leitura com famílias para o desenvolvimento de hábitos de leitura com crianças e jovens; - organizar o desenvolvimento, pelos formandos, de uma ação com famílias (piloto) durante o curso de formação. Apresentação de modelo de avaliação. Níveis de desenvolvimento leitor: idades e desenvolvimento das competências de leitura - pré-leitores; - leitores iniciais; - leitores medianos; - leitores avançados. Leitura e análise de folhetos informativos. 2. Estratégias de leitura em família. (Sessão online síncrona -3 horas): - motivação: - práticas específicas de leitura;- pós-leitura; Plano para ação com famílias: - divulgação e motivação; - organização das sessões; - instrumentos; - avaliação; - cronograma para aplicação no terreno. Clubes de leitura com famílias: Estratégias de leitura em família: - motivação;- práticas específicas de leitura; - pós-leitura. 3. Planificação de uma ação de mediação de leitura com famílias. (Sessão online assíncrona - 3 horas). 4. O álbum ilustrado como recurso para vários perfis de famílias. (Sessão online síncrona - 3 horas): Ler com famílias estrangeiras; Adequação de leituras a perfis de famílias: sugestões de livros. 5. Preparação de instrumentos e ferramentas para a ação. (Sessões online assíncrona - 4 horas): Divulgação/ comunicação da ação; Produção de recursos de ação de leitura em família. 6. Ações de Leitura com famílias. (Sessões online assíncronas - 5h30); Recursos, Metodologias; Estratégias. Prática. 7. Apresentação e discussão das ações no terreno (Sessão online síncrona 3H30): - grupos de discussão em salas independentes; - apresentação em grande grupo das principais conclusões - pontos positivos; aspetos a melhorar; Avaliação da ação de formação.

Metodologias

O curso terá uma componente online com 4 sessões síncronas de 3 horas cada (a última sessão terá a duração de 3h30) e 12h30 de sessões assíncronas. As sessões assíncronas destinam-se à planificação, realização e avaliação de uma sessão de prática de leitura com famílias.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: e-portefólio (recursos resultantes do trabalho realizado nas sessões assíncronas; relatório crítico; participação nos fóruns abertos na plataforma LMS).

Bibliografia

Parental Beliefs, Investments, and Child Development, Evidence from a Large-Scale Experiment; Pedro Carneiro, Emanuela Galasso, Italo López Garcia, Paula Bedregal, Miguel Cordero; World Bank Group, Development Economics, Development Research Group, February 2019. Literary Framework; Introdução – LiFT-2 (literaryframework.eu). Gramática da Fantasia, Gianni Rodari, Kalandraka. «The Enabling Adult» in The Reading environment, Aidan Chambers, Thimble Press. «A arte da transmissão» in Ler o Mundo, Michèle Petit, Faktorial del Libro.

Formador

Nicolau João Gonçalves Borges

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 23-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 28-05-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
4 05-06-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 19-06-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online assíncrona
6 26-06-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 21:00 5:30 Online assíncrona
7 09-07-2024 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
Início: 09-05-2024
Fim: 09-07-2024
Acreditação: DGAE/1230/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma de videoconferência