Lugares da Infância: Filosofia, Arte e Cidadania turma 01_Desistências

Apresentação

Tanto na escola como noutros lugares de aprendizagem tendemos a olhar a criança como um ser incompleto e a entender a infância como a primeira etapa da vida. A ideia de infância é deduzida a partir de uma falta ou de uma incompletude. Por essa razão, programamos as aprendizagens em função do ano escolar, por etapas, numa ordem cronológica do tempo. Mas, ao considerar–se a criança desse ponto de vista, dificilmente se consegue apreendê-la na sua diferença ou singularidade. Alternativamente, pretende–se, nesta formação, apreender a criança a partir do que ela já é, como abertura ao novo, ao desconhecido, ao inesperado e ao diferente. Neste desafio educativo e filosófico de se considerar a criança na sua singularidade, faz sentido apreendê-la enquanto ser pensante, dotada de capacidades reflexivas e filosóficas. Segundo um estudo da Unesco sobre a prática da Filosofia com Crianças (FcC), (http://valact.org/wp-content/uploads/UNESCO_Philo-Ecole-Liberte.pdf), as crianças colocam perguntas de natureza existencial, ontológica (Se eu não sou apenas o meu nome, quem sou eu?), ética e estética. O mesmo estudo comprova também os efeitos benéficos da prática reflexiva da FcC ao nível do desempenho dos alunos nas outras áreas curriculares, diminuindo o insucesso escolar.

Destinatários

Professores dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Objetivos

- Enquadrar historicamente as novas práticas filosóficas e a sua relação com as artes e a cultura - Problematizar o conceito de Infância: Criança e Infância são o mesmo? - Sensibilizar para uma escuta atenta às perguntas das crianças, para a sua dimensão filosófica e também estética - Ajudar os formandos a romper com as barreiras traçadas da sua racionalidade, potenciando a criatividade do pensamento e aproximando o seu pensamento do das crianças - Promover o sentido de igualdade dos participantes enquanto seres pensantes, independentemente da idade, da cor de pele, etc. - Dar a conhecer, através de uma prática efetiva, a participação pública, a cooperação social, a autonomia intelectual (pensar por si mesmo) - Explorar algumas possibilidades das linguagens artísticas nas sessões de FcC

Conteúdos

1- A Filosofia, a Infância, as Artes e a Pedagogia: que encontro? Desenvolvimento histórico das várias práticas filosóficas. A Filosofia PARA e COM Crianças. Que diferenças? Apresentação de trabalhos de cocriação, realizados numa lógica de contaminação entre a Filosofia e a Arte. 2- Problematização do estatuto de Infância - Kronos ,Kairos e Aion: concepções filosóficas do tempo, segundo os filósofos Heráclito, Deleuze e José Gil. - Apreender a Infância diferentemente. - Revisão crítica dos tempos que marcam a escola. - A dimensão “Aiónica” do tempo nos processos criativos. 3- O território do espanto e dos porquês das crianças O plano do espanto na criação artística e na interrogação filosófica Do espanto às perguntas metafísicas das crianças As perguntas ontológicas, metafísicas, éticas e estéticas colocadas pelas crianças dos 4 aos 12 anos. Exemplos práticos. 4- Criação de espaços para a experimentação filosófica, a partir de suportes artísticos Exercícios práticos para desfazer hábitos inibidores da imaginação criativa. Exercícios filosóficos para desenvolver a problematização como maneira de abrir espaços onde habitualmente não há perguntas. Exercício de formulação de associações entre pensamento e sensações existenciais e/ou artísticas. 5- Passagens, conexões e cruzamentos entre a Filosofia e a Arte A lógica da contaminação entre elementos heterógenos: as interrogações filosóficas e as criações artísticas. Exemplos práticos, a partir de trabalhos de cocriação entre filosofia e arte

Metodologias

Os conteúdos não serão apresentados aos formandos de forma linear, mas sim de forma articulada com a participação destes, através dos métodos demonstrativo e interativo. As sessões serão sempre teórico-práticas, privilegiando-se, contudo, a componente prática, de estratégias de abordagem a esta área temática: - recorrendo à metodologia da Filosofia com Crianças, a estratégias e abordagens consensuais, alinhadas com as recomendações da UNESCO. Deste modo, os formandos terão oportunidade de se exercer ao diálogo participativo e colaborativo, desenvolvendo o espírito critico, o questionamento e a escuta do outro em situações de confronto com opiniões diferentes. -recorrendo ferramentas de certas práticas artísticas para se pensar. Tais como, a improvisação, a composição colaborativa e à transformação dos erros em potências criadoras.

Avaliação

A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo, com base na participação nas sessões, incidindo sobre o processo de trabalho e sobre os produtos que dele decorrem (relatórios reflexivos, organização e condução de sessões práticas) e que revelam a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas e metodologias trabalhadas durante a formação. A avaliação dos formandos será feita de forma quantitativa, numa escala de 1 a 10 e tendo em conta o disposto na Circular CCPFC- 3/2007, bem como o constante do ECD, no que se refere ao sistema de avaliação e classificação de docentes.

Bibliografia

GIL José, Diferença e negação na poesia de Fernando Pessoa, Relógio de Água, 1999KOHAN Walter, Infância, estrangeiridade e ignorância-Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2007LELEUX Claudine (org.), La philosophie pour enfants, Le modele de Matthew Lipman en discussion, De Boeck Université, Bruxelles, 2005“GRUPO 23: silêncio!” e convidados, Isto é uma cocriação!: antimanual de educação artística na infância, BOCA e Real Pelágio; LIsboa, 2016MUNARI, Bruno, Fantasia, invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual. Colecção “Dimensões”, Editorial Presença.

Observações

Formadora: Rita Coutinho Afonso Mendes Pedro

Início: 08-07-2024
Fim: 12-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-125532/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 18 h
Local: Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo - Leiria