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Metodologias e experiências pedagógicas e didáticas de integração curricular turma 1

Apresentação

Tendo por base o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, os Decreto-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018, de 6 de julho, e as Aprendizagens Essenciais, é necessário conceber um currículo mais abrangente, associado à valorização de práticas pedagógicas e didáticas diversificadas e adaptadas a cada contexto. A aprendizagem ativa é um processo de ensino que tem como objetìvo envolver os alunos nas atividades de aprendizagem, Ievando-os a pensar sobre aquilo que estão a fazer. A importância do envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é uma discussão amplamente aceite e há evidências consideráveis na literatura que mostram que os estudantes aprendem melhor quando se envolvem e participam ativamente na sua aprendizagem (Prince, 2004).

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• refletir sobre a valorização atribuída às atividades dos alunos, enquanto condição fundamental à concretização das suas aprendizagens; • refletir sobre as possibilidade de diferentes dispositivos pedagógicos que poderão estimular a atividade dos alunos, potenciando as suas aprendizagens; • entender a avaliação como uma “questão eminentemente pedagógica e didática” ( Fernandes, 2011) • apresentar os resultados do trabalho realizado através de exemplos de trabalhos de alunos.

Conteúdos

• pressupostos para uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar com vista à promoção de aprendizagens significativas; • exemplos de opções e decisões pedagógicas; • apresentar algumas sequências concretas de ensino e aprendizagem com integração curricular entre disciplinas e estas e projetos que são exemplos da diversificação de metodologias de aprendizagem, de procedimentos de recolha de dados para avaliação e da colocação do aluno como produtor de conhecimento; • mostrar, através de exemplos de sequências de ensino e aprendizagem, de que forma se pode flexibilizar o currículo dentro do quadro normativo em vigor.

Modelo

Questionário online

Observações

Judite Valverde Isabel Bernardo

Isabel Bernardo e Judite Maria Bessa Valverde

Formador

Judite Maria Bessa Valverde

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-07-2024 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 11-07-2024
Fim: 11-07-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD 222/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo