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Avaliação pedagógica e critérios de avaliação: questões de operacionalização turma 1

Apresentação

A avaliação das aprendizagens dos alunos é uma dimensão fundamental da educação escolar e dos processos de ensino e aprendizagem, constituindo-se como uma estratégia prioritária para qualquer transformação e melhoria das escolas. O desafio de transformar as práticas de avaliação é, talvez, o que m ais significativamente altera o modo como se propõe a dinâmica de sala de aula, e também como se pensa a missão de escola e se organiza o trabalho pedagógico. Pretende-se com esta ação esclarecer e integrar conceitos e práticas que levem à reflexão e desejável revisão dos critérios de avaliação do Agrupamento.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Explicitar os princípios e fundamentos da avaliação pedagógica; • Justificar a importância da avaliação pedagógica para a melhoria das aprendizagens dos alunos; • Contribuir para a literacia no âmbito da avaliação das aprendizagens. • Fomentar as práticas colaborativas e a dinamização de comunidades de prática; • Incentivar o desenvolvimento de práticas que contribuam para a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Conteúdos

• Avaliação pedagógica • Políticas de classificação e a atribuição de nota • Avaliação pedagógica e classificação • Cognitivo e não-cognitivo? • Critérios de avaliação: questões de operacionalização

Modelo

Questionário online

Formador

Judite Maria Bessa Valverde

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-07-2024 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 16-07-2024
Fim: 16-07-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD 223/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Dinis

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