Aplicações educativas de Realidade Virtual turma 01
Apresentação
A escola do século XXI, enquanto promotora da aprendizagem e desenvolvimento de competências, tem forçosamente de se mobilizar e readaptar para conseguir acompanhar as exigências das mudanças sociais e tecnológicas que acontecem a um ritmo cada vez mais acelerado. Perante uma geração de alunos que nasceu e cresceu em pela Era da Informação, cabe ao professor compreender e acompanhar a evolução tecnológica e social e conseguir tirar partido de todo o potencial educativo das tecnologias que tem ao dispor, de maneira a otimizar o processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos. Esta proposta de ACD visa analisar de que forma é que as aplicações de realidade virtual e realidade aumentada podem ser usadas como estratégia pedagógica com alunos do ensino básico, de forma a torná-los elementos mais ativos na construção do seu próprio conhecimento através de estratégias que os envolvam mais diretamente nas suas aprendizagens.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
•O conceito de Realidade Virtual e o seu potencial educativo; apresentação de APPS recentes e com potencial educativo •Equipamentos necessários e compatibilidade dos telemóveis •Construção de um visualizador de VR em cartão para que o professor possa levar como recordação e testar em casa no caso de não ter um visualizador. •Fase de testes: instalação e uso de algumas das APPS sugeridas •Reflexão: benefícios; constrangimentos; exemplos de integração curricular
Observações
Filomena Lages Miguel
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |