Aplicações educativas de Realidade Virtual turma 01

Apresentação

A escola do século XXI, enquanto promotora da aprendizagem e desenvolvimento de competências, tem forçosamente de se mobilizar e readaptar para conseguir acompanhar as exigências das mudanças sociais e tecnológicas que acontecem a um ritmo cada vez mais acelerado. Perante uma geração de alunos que nasceu e cresceu em pela Era da Informação, cabe ao professor compreender e acompanhar a evolução tecnológica e social e conseguir tirar partido de todo o potencial educativo das tecnologias que tem ao dispor, de maneira a otimizar o processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos. Esta proposta de ACD visa analisar de que forma é que as aplicações de realidade virtual e realidade aumentada podem ser usadas como estratégia pedagógica com alunos do ensino básico, de forma a torná-los elementos mais ativos na construção do seu próprio conhecimento através de estratégias que os envolvam mais diretamente nas suas aprendizagens.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

•O conceito de Realidade Virtual e o seu potencial educativo; apresentação de APPS recentes e com potencial educativo •Equipamentos necessários e compatibilidade dos telemóveis •Construção de um visualizador de VR em cartão para que o professor possa levar como recordação e testar em casa no caso de não ter um visualizador. •Fase de testes: instalação e uso de algumas das APPS sugeridas •Reflexão: benefícios; constrangimentos; exemplos de integração curricular

Observações

Filomena Lages Miguel

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-04-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 24-04-2024
Fim: 24-04-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD 220/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica N.º 2 de Marrazes, Leiria