Cidadania e desenvolvimento - "Democracia e participação" turma 01

Apresentação

A realização desta ação fundamenta-se pelos seguintes motivo gerais: - Proporcionar a docentes e alunos momentos de reflexão conjuntos sobre temas estruturantes da sociedade atual - Proporcionar a docentes e alunos a construção e partilha de conhecimento: - Proporcionar a docentes e alunos momentos diferentes momentos de formação Face a uma sociedade contemporânea em constante e veloz transformação, há a necessidade de aquisição e desenvolvimento de competências diversas para o exercício de uma cidadania participativa e democrática, e, por isso, a escola tem um papel fulcral e decisivo na construção de práticas de cidadania critica e consciente. Faz parte da missão do sistema educativo contribuir para a realização integral dos alunos, promovendo e proporcionando o desenvolvimento da sua personalidade, atitudes e sentido de cidadania, no sentido de assegurar o seu desenvolvimento cívico e equilibrado. A Cidadania e Desenvolvimento vis,a assim, contribuir para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos, de diálogo e respeito pelos outros, tendo como pilares de referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. Face ainda às mudanças de paradigma no que diz respeito às novas formas de interação e comunicação sociais, sobretudo na utilização das redes sociais, a escola assume também um papel ativo na informação, identificação e prevenção de comportamentos de risco. A integração da Cidadania e Desenvolvimento nos currículos escolares, determinou a intenção de ser assegurado «um conjunto de direitos e deveres que devem ser veiculados na formação das crianças e jovens portugueses de modo que no futuro sejam adultos e adultas com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de valores e conceitos de cidadania nacional» (Despacho n.º 6173/2016, de 10 de maio).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

-Sensibilizar, informar e motivar os alunos para o exercício de uma cidadania global; - dinamizar diferentes momentos formativos que, através da interseção de diferentes domínios curriculares, enriqueçam as aprendizagens essenciais e façam de cada turma uma plataforma giratória de conhecimento em rede.

Conteúdos

- Rejuvenescer a Democracia- - Redes Sociais

Observações

José Carlos Matias de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-04-2024 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 23-04-2024
Fim: 23-04-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD 218/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho