Ciclo de conferências LeiriMar: religar saberes, práticas e literacias múltiplas nas escolas turma 02
Apresentação
Tendo por base o PASEO, os Decretos-Leis n.º 54/2018 e n.º 55/2018, e as Aprendizagens Essenciais, é necessário abordar o currículo de forma mais abrangente, associado à valorização de práticas pedagógicas e didáticas diversificadas e adaptadas a cada contexto. A aprendizagem ativa é um processo de ensino que pretende envolver os alunos na aprendizagem, levando-os a pensar sobre aquilo que estão a fazer, sendo amplamente aceite, e há evidências consideráveis, que os estudantes aprendem melhor quando se envolvem e participam ativamente na sua aprendizagem (Prince, 2004). Proporcionar-lhes o contacto com literacias múltiplas é outro fator que fomenta o desenvolvimento do espírito crítico e a sua formação integral. Segundo investigações realizadas nas últimas décadas, também a avaliação contribui para que os alunos aprendam melhor e com mais profundidade, quando articulada com os processos de aprendizagem e de ensino, utilizada de forma deliberada, sistemática e contínua, utilizando uma diversidade de processos de recolha de informação. (Fernandes, 2020). Tem-se como eixo central de orientação ainda a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa. (DL 54/2018) Pretende-se também contribuir para alicerçar a integração transversal das TIC e de ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, na aprendizagem dos alunos e no seu exercício de cidadania. (PTD, DGE, 2021).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo; • Compreender os fundamentos e metodologias associadas à aprendizagem baseada em projetos e outras metodologias ativas; • Refletir de forma crítica sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno; • Experimentar tecnologias e recursos digitais passíveis de apoiar atividades de aprendizagem ativa; • Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo das equipas educativas que favoreçam a gestão flexível do currículo, integrando práticas de ensino-aprendizagem centradas no aluno; • Desenvolver uma avaliação para as aprendizagens, diversificando métodos e instrumentos, envolvendo os alunos no processo de avaliação; • Compreender os principais conceitos associados à literacia, bem como as especificidades relativas à literacia da informação, digital e mediática; • Incrementar processos de inclusão que respondam à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
Conteúdos
1. Apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação (1h00). 2. Flexibilização pedagógica e curricular e avaliação pedagógica (3h00): 2.1. Trabalho colaborativo entre professores e cooperativo entre alunos; 2.2.Trabalho de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; 2.3.Metodologia de projeto; 2.4. Dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares (resolução de problemas, trabalho por projetos, entre outras) com as tecnologias digitais ao seu serviço. 3. Processos de avaliação pedagógica (3h00): 3.1. Práticas de avaliação pedagógica; 3.2. Feedback: natureza, distribuição e utilização pelos alunos e professores; 3.3. Aprendizagens Essenciais, critérios de avaliação, descrição de níveis de desempenho e standards; 3.4. Processos de recolha de informação; 3.5. Processos de avaliação em trabalhos interdisciplinares; 3.6. A avaliação criterial e a classificação. 4. Literacia mediática e cidadania cultural (3h00): 4.1. Sociedade digital e Inclusão em Educação; 4.2. Fontes de informação, seleção e circulação da mesma; 4.3. Mecanismos de deteção de informação verdadeira, falsa ou distorcida; 4.4. A vontade de preservação da diversidade cultural e de proteção dos direitos culturais; 4.5. A importância da Interculturalidade no currículo nacional, suas dinâmicas de ação nas Escolas, reconhecimento e valorização a diversidade cultural. 5. Mentoria e inclusão (3h00): 5.1. A mentoria como vantagem e oportunidade para professores e alunos e como tirar o melhor da relação entre mentor e mentorado; 5.2. Conceito de inclusão como capacidade de entender e reconhecer o outro que é diferente em um ou vários aspetos, respeitando as suas pluralidades e integrando-o no ambiente; 5.3. A inclusão, criando espaços saudáveis para pessoas com aspetos diferentes do seu, aceitando e lidando com as diferenças, adaptando o ambiente para que todos que estejam presentes sejam respeitados e consigam conviver independentemente das suas singularidades. 6. Apresentação e debate de conclusões, bem como a avaliação da Ação (2h00).
Metodologias
Esta ação de formação engloba diversas metodologias e será organizada em 6 sessões com duração final de 15 horas. O(s) formador(es), no início da primeira sessão, apresentarão os objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação (1h00). Os blocos de formação 2, 3, 4 e 5, de 3 horas cada, serão organizadas de modo que os Formandos participem em sessões plenárias de cariz teórico-prático, com a possibilidade de debate e interação. A sessão final de Avaliação (2h00) realiza-se, no final da ação, para a apresentação e debate de conclusões, bem como a avaliação da Ação.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação será baseada nos dois itens seguintes: • Participação e contributos dos docentes durante as sessões (50%). • Um relatório de reflexão individual, a enviar até 15 dias após o término da formação, com um máximo de 2 páginas, sobre o percurso e as experiências de enriquecimento profissional desenvolvidas ao longo da formação, integrando uma análise reflexiva que envolva, pelo menos, uma das comunicações apresentadas (50%).
Modelo
Questionário de satisfação online.
Bibliografia
Diversa.
Observações
Oradores convidados: 10 de janeiro: Maria Luísa Oliveira e Fátima Braga 7 de fevereiro: Dina Soares e Ricardo Oliveira 6 de março: Daniela Ferreira e Sara Brighenti 8 de maio: Neil Mason e Marisa Carvalho
Formador
João José Baião de Jesus Peres
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-01-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 08-03-2024 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 20:30 - 22:30 | 2:00 | Presencial |