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Novas Construções Sociais de Aprendizagens turma 01

Apresentação

As orientações para o Espaço Europeu da Educação até 2025 e Cooperação Europeia até 2030, emanadas da Resolução do Conselho da União Europeia (aprovada a 18 de fevereiro de 2021), estabelecem como prioridades estratégicas i) Melhorar a qualidade, a equidade, a inclusão e o sucesso de todos em matéria de educação e formação; ii) Tornar a aprendizagem ao longo da vida e a mobilidade uma realidade para todos; e ii) Reforçar as competências e a motivação dos profissionais da educação. Neste sentido, é responsabilidade das Instituições de Ensino Superior, que formam professores, envolverem-se na sua formação contínua, mas numa perspetiva inovadora, a de novas construções sociais de aprendizagens, para que se possam alcançar as referidas e tão ambiciosas prioridades estratégicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Incrementar uma cultura democrática e a colegialidade; • Fortalecer da autoconfiança dos participantes; • Consolidar o espírito de grupo, a capacidade para interagir socialmente e praticar a interdisciplinaridade; • Criar as bases de uma nova construção social de aprendizagem e educação.

Conteúdos

1. Auto-organização dos intervenientes, a partir de um assunto e/ou de um problema; 2. Definição de um primeiro objetivo indutor de formação; 3. Previsão dos tempos e locais de encontro a disponibilizar; 4. Referência a um núcleo documental; 5. Determinação do perfil do líder/monitor; 6. Formalização do projeto de formação; 7. Avaliação de processos e reformulação do projeto.

Metodologias

Promove-se a facilidade de adaptação dos temas propostos às necessidades dos intervenientes, bem como dos horários à sua disponibilidade e principalmente a criação de um ambiente de grupo em que estão todos ―em pé de igualdade. Assim, uma panóplia de métodos (estudos de caso, método dos problemas, método da discussão, guia de estudos, método da representação, e o estudo de situações, pesquisas Web e bibliográfica, trabalhos de grupo e individuais, entre muitos outros) estão ao dispor dos participantes e de acordo com o que eles identificarem como sendo melhor para o tema a refletir. Deve ter-se em consideração o tempo, na medida em que o mesmo seja suficiente para o aprofundamento dos temas e esclarecimento das dúvidas existentes.

Avaliação

Frequência da totalidade da formação e registo de assiduidade.

Modelo

Questionário online.

Bibliografia

AUSUBEL, D. (2012) Psicologia Educacional. Rio de janeiro: Editora interamericana. PACHECO, J. (2006). Caminhos para a Inclusão. Porto Alegre, Artmed. PACHECO, J. (2007). Formação e Transformação em Educação. São Paulo, Vozes. PACHECO, J. (2013). A Escola da Ponte sob múltiplos olhares. Porto Alegre, Artmed. PACHECO, J. (2018). Um compromisso ético com a educação. Lisboa: Mahatma.

Observações

Formador: José Pacheco

José Augusto Pacheco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-04-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 23-04-2024
Fim: 23-04-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-216/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira, Marrazes