Ação de Formação em Atividades de Exploração da Natureza - Escalada turma 01
Apresentação
A escalada é o ato de escalar ou subir com o objetivo de alcançar o ponto mais alto de um obstáculo com técnica desportiva, cujo fim é atingir o cume de um ambiente vertical. O terreno pode ser de alguns metros numa parede ou muro de escalada, até centenas de metros para paredes rochosas. Apesar da prática de escalar e trepar já fazer parte do desenvolvimento natural da criança, hoje em dia, as crianças são cada vez menos estimuladas a realizar Atividades de Exploração da Natureza, para interagir com o mundo, nomeadamente trepar/escalar. Esta matéria está prevista nas Aprendizagens Essenciais e este trabalho vem abordar a possibilidade dos professores de Educação Física (EF) de uma forma simples e segura aplicarem nas suas aulas, escalada em contexto escolar.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Identificar as possibilidades da prática da escalada nas escolas de forma segura; - Conhecer e utilizar o equipamento específico da atividade, identificando as respetivas funções e regras de segurança; - Dotar os professores de conhecimentos adequados sobre manobras, técnicas e reportório gestual para que tenham uma boa vivência/prática da aplicação da escalada nas suas aulas; - Criar dinâmicas de trabalho colaborativo para a construção de documentos sobre temas.
Conteúdos
1.ª sessão 4 horas Teórica: Apresentação da modalidade; Especialidades e conceitos associados; Noções elementares de Física aplicadas à escalada. 2.ª sessão- 4 horas - Prática: Material individual e coletivo; Nós fundamentais; Manobras Básicas da Escalada. 3.ª sessão- 4 horas - Prática: Dar segurança a outro escalador de baixo; Escalada em molinete (top-rope); Escalada à frente. 4.ª sessão- 4 horas - Prática: Rapel; Técnica Específica da Escalada; Reportório gestual elementar. 5.ª sessão- 4 horas- Prática: Croquis e graduações; Prática escala/rapel. 6.ª sessão- 5 horas - Trabalhos em grupo: Organização dos formandos em grupos de trabalho, para a construção do documento por tema.
Metodologias
Esta ação de formação encontra-se organizada em 6 sessões, de acordo com uma metodologia essencialmente teórico-prática, conforme se detalha nos conteúdos. A apresentação dos conteúdos será efetuada recorrendo a slides, vídeos e outros dispositivos construídos para a formação. Haverá lugar a exposição oral e troca de experiências. Na sessão final, haverá debate e trabalho de grupo.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. Atividades práticas/Participação (50%); 2. Reflexão escrita individual balanço individual da formação (50%).
Bibliografia
DGE (2018). Aprendizagens Essenciais de Educação Física do Ensino Básico. Acedido a 5 de fevereiro de 2024 em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.DGE (2018). Aprendizagens Essenciais de Educação Física do Ensino Secundário. Acedido a 5 de fevereiro de 2024 em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario.
Formador
Paulo Renato de Jesus Pedroso Tojeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-04-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
3 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
4 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
5 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
6 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 19:30 | 5:00 | Presencial |