502

Ação de Formação em Atividades de Exploração da Natureza - Escalada turma 01

Apresentação

A escalada é o ato de escalar ou subir com o objetivo de alcançar o ponto mais alto de um obstáculo com técnica desportiva, cujo fim é atingir o cume de um ambiente vertical. O terreno pode ser de alguns metros numa parede ou muro de escalada, até centenas de metros para paredes rochosas. Apesar da prática de escalar e trepar já fazer parte do desenvolvimento natural da criança, hoje em dia, as crianças são cada vez menos estimuladas a realizar “Atividades de Exploração da Natureza”, para interagir com o mundo, nomeadamente trepar/escalar. Esta matéria está prevista nas Aprendizagens Essenciais e este trabalho vem abordar a possibilidade dos professores de Educação Física (EF) de uma forma simples e segura aplicarem nas suas aulas, escalada em contexto escolar.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.

Objetivos

- Identificar as possibilidades da prática da escalada nas escolas de forma segura; - Conhecer e utilizar o equipamento específico da atividade, identificando as respetivas funções e regras de segurança; - Dotar os professores de conhecimentos adequados sobre manobras, técnicas e reportório gestual para que tenham uma boa vivência/prática da aplicação da escalada nas suas aulas; - Criar dinâmicas de trabalho colaborativo para a construção de documentos sobre temas.

Conteúdos

1.ª sessão –4 horas – Teórica: • Apresentação da modalidade; • Especialidades e conceitos associados; • Noções elementares de Física aplicadas à escalada. 2.ª sessão- 4 horas - Prática: • Material – individual e coletivo; • Nós fundamentais; • Manobras Básicas da Escalada. 3.ª sessão- 4 horas - Prática: • Dar segurança a outro escalador de baixo; • Escalada em molinete (top-rope); • Escalada à frente. 4.ª sessão- 4 horas - Prática: • Rapel; • Técnica Específica da Escalada; • Reportório gestual elementar. 5.ª sessão- 4 horas- Prática: • Croquis e graduações; • Prática escala/rapel. 6.ª sessão- 5 horas - Trabalhos em grupo: Organização dos formandos em grupos de trabalho, para a construção do documento por tema.

Metodologias

Esta ação de formação encontra-se organizada em 6 sessões, de acordo com uma metodologia essencialmente teórico-prática, conforme se detalha nos conteúdos. A apresentação dos conteúdos será efetuada recorrendo a slides, vídeos e outros dispositivos construídos para a formação. Haverá lugar a exposição oral e troca de experiências. Na sessão final, haverá debate e trabalho de grupo.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação será contínua e formativa. A classificação final a atribuir aos formandos resultará dos seguintes parâmetros e critérios de classificação: 1. Atividades práticas/Participação (50%); 2. Reflexão escrita individual – balanço individual da formação (50%).

Bibliografia

DGE (2018). Aprendizagens Essenciais de Educação Física do Ensino Básico. Acedido a 5 de fevereiro de 2024 em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.DGE (2018). Aprendizagens Essenciais de Educação Física do Ensino Secundário. Acedido a 5 de fevereiro de 2024 em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario.

Formador

Paulo Renato de Jesus Pedroso Tojeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-04-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
2 17-04-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
3 08-05-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
4 15-05-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
5 22-05-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
6 29-05-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 19:30 5:00 Presencial
Início: 10-04-2024
Fim: 29-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123107/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Eng.º Calazans Duarte - Marinha Grande