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Metodologias Ativas com as TIC na didática do Português, Matemática e Estudo do Meio do 1º CEB turma 01

Apresentação

O Covid-19 trouxe novos desafios e alguns equipamentos informáticos às escolas. Da reflexão sobre o plano de ensino à distância das escolas e a procura por práticas que facilitem o trabalho colaborativo entre professores e promovam estratégias inovadoras e indutoras de mudanças que ajudem a antecipar e prevenir o insucesso, surge a necessidade desta oficina. Procura-se ir ao encontro dos princípios do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar que visa ajudar as escolas a encontrar soluções e conceber planos de ação, pensados ao nível de cada escola, com o objetivo de melhorar práticas educativas e as aprendizagens dos alunos. A Aprendizagem Ativa (AE) é um processo de ensino que tem como objetivo envolver os alunos nas atividades de aprendizagem levando-os a pensar sobre aquilo que estão a fazer. Os elementos centrais da AE são a atividade do aluno e o seu envolvimento no processo de aprendizagem. Há evidências na literatura que mostram que os alunos quando participam ativamente na sua aprendizagem aprendem melhor. Baseia-se nos pressupostos construtivistas de que o conhecimento não é transmitido, mas sim construído. A AE pressupõe uma mudança do paradigma educacional e coloca o aluno no centro do ato educativo, onde este é implicado no processo de construção do seu saber, cabendo ao professor o papel de facilitador e dinamizador das tarefas propostas de forma a estimular a participação e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. A construção de cenários de aprendizagem que promovam a AE com a utilização das TIC na exploração de conteúdos curriculares do Português, Matemática e Estudo do Meio proporcionarão aprendizagens significativas e dotarão os professores com recursos e ferramentas para a concretização dessas práticas.

Destinatários

Professores do Grupo 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.

Objetivos

1. Analisar e debater metodologias de trabalho na sala de aula de acordo com o público-alvo e com os conteúdos curriculares; 2. Explorar exemplos de projeto nacionais e internacionais que recorram à metodologia de aprendizagem baseada em projetos; 3. Fomentar a criação de redes de aprendizagem colaborativa que contribuam para a construção de aprendizagens significativas, incentivando a participação ativa dos alunos; 4. Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo na escola que favoreçam a partilha de práticas pedagógicas; 5. Planificar projetos, recorrendo à metodologia de aprendizagem baseada em projetos ou em problemas; 6. Explorar, analisar e produzir instrumentos de avaliação formativa e/ou sumativa, recorrendo a tecnologias digitais; 7. Experimentar tecnologias e recursos digitais passíveis de apoiar atividades de aprendizagem ativa; 8. Organizar e implementar atividades de aprendizagem ativa em sala de aula com os alunos; 9. Refletir de forma crítica sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.

Conteúdos

Módulo 1: Aprendizagem ativa (5 horas): − Conceito de aprendizagem ativa. − Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno. Discussão e debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. − Principais benefícios da pedagogia de aprendizagem ativa. − Métodos e estratégias de aprendizagem ativa. - Exemplos práticos de aprendizagem ativa. - Discussão e debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. - Experimentar estratégias de aprendizagem ativa. - Reflexão conjunta sobre os principais benefícios da aprendizagem ativa. Módulo 2: Metodologias Ativas com as TIC na didática do Português (5 horas): − Desafios das abordagens de aprendizagem ativa com a utilização de ferramentas TIC na exploração e consolidação de conceitos e das aprendizagens essenciais do Português (Explicitar ideias-chave do texto; Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita; Escrita de Textos; Regras Gramaticais. - Exemplos práticos de aprendizagem ativa com a TIC na didática do Português. Módulo 3: Metodologias Ativas com as TIC na didática da Matemática (5 horas): − Desenvolver atitudes positivas face à Matemática e a capacidade de resolução de problemas com recurso a estratégias de aprendizagem ativa; - Explorar situações de aprendizagem ativa na exploração de conteúdos relacionados com os temas Números e Operações, Geometria e Medida, Organização e Tratamento de Dados e Resolução de problemas, Raciocínio e Comunicação. Módulo 4: Metodologias Ativas com as TIC na didática do Estudo do Meio (5 horas): - Exploração de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos que promovam uma abordagem integradora dos conhecimentos, valorizando a compreensão e a interpretação dos processos naturais, sociais e tecnológicos, numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente. Módulo 5: Organização de atividades de aprendizagem ativa para a sala de aula (5 horas) − Planificação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos. − Experimentação de uma atividade de aprendizagem ativa no contexto de sala de aula. − Reflexão crítica sobre a experimentação realizada relativamente à aprendizagem dos alunos e desenvolvimento das suas competências. - Apresentação e partilha final da atividade implementada. - Reflexão crítica, individual, sobre o impacto da implementação desenvolvida. - Avaliação da ação de formação. Alguns exemplos de ferramentas e recursos digitais de apoio ao desenvolvimento das atividades propostas: − O “Padlet” (https://padlet.com/), Wakelet para reflexão, partilha/debate de ideias, documentação do processo, construção colaborativa; − O “Popplet” (http://popplet.com/), para agrupamento, análise e planeamento da informação; − O “Socrative”; Plickers (https://plickers.com/); Quizziz; Kahoot; Nearpod; para recolha em tempo real de informação; − O “Tricider” (http://www.tricider.com/), para partilha/debate de ideias, votação e argumentação; − QR Code Generator (https://www.the-qrcode-generator.com/), para partilha e acessibilidade de conteúdos; - Emaze; Genial.ly, para construir apresentações dinâmicas e interativas; -Tinkercad, para construção de projetos 3D; - Uso de simuladores on-line para o ensino da Matemática e Estudo do Meio https://phet.colorado.edu/pt_BR/.

Metodologias

Será utilizada a metodologia de aprendizagem por execução de tarefas que os formandos realizam ao longo da oficina de formação. As tarefas a realizar decorrem tanto nas sessões conjuntas como nas sessões de trabalho autónomo, durante as quais os formandos têm que desenvolver recursos, atividades e materiais de acordo com as ferramentas e conteúdos apresentados. As sessões de trabalho conjunto terão caráter teórico-prático e as atividades propostas encontram-se projetadas para uma possível experimentação prática pelos formandos nos seus contextos educativos.

Avaliação

A avaliação dos formandos será feita de acordo com os Critérios Gerais de Avaliação definidos pelo CFAE de LeiriMar, determinados pelo Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores e pela Carta Circular 3/2007 do CCPFC. No final da ação, será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5, implicando atribuição de créditos de formação. As avaliações inferiores a 5 implicam reprovação do formando. Nessa avaliação serão tidos em conta os seguintes indicadores: • Participação na ação, realizada com base na observação direta feita pelo formador tendo como base os contributos e o desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; • Portefólio do trabalho autónomo realizado na ação, individual ou em grupo; • Reflexão individual crítica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional. Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.

Formador

José Manuel da Cruz Soares

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-03-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 25-03-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 08-04-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 22-04-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
5 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 13-05-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 27-05-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Presencial
8 03-06-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 11-03-2024
Fim: 03-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123097/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: ES Eng.º Acácio Calazans Duarte - Marinha Grande