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Congresso Tecer Comunidades - Caminhos das Artes na Intervenção Social, na Educação e na Cidadania turma 01

Apresentação

A Comissão Europeia disponibilizou o relatório Culture and Democracy: the evidence, no qual, salienta que a participação dos cidadãos em atividades culturais tem um impacto evidente e positivo na vivência cívica, na democracia e na coesão social, independentemente do histórico socioeconómico ou do nível educacional de uma pessoa, advogando que “as atividades culturais inclusivas não são um custo, mas um investimento, fruto das suas mais diversas dimensões (emocionais, criativas, expressivas e colaborativas), que criam espaços de diálogo, encontro comunitário, partilha, celebração, interação social e colaboração. Deste modo, as atividades culturais ajudam a construir o capital social, unindo pessoas de várias origens e idades em experiências compartilhadas, criando confiança, tolerância e empatia.” Assim, com esta iniciativa, pretende-se contribuir para a reflexão sobre o papel transformador que as artes têm vindo a assumir na esfera social, na educação, na construção da cidadania, nos processos cívicos e no fortalecimento de atitudes democráticas, promotoras de inclusão de todas as pessoas nas suas especificidades. O congresso tem como objetivo pensar as dinâmicas e os processos de mobilização das artes em consonância com os paradigmas emergentes do século XXI, considerando especialmente o seu contributo para a inclusão, a sustentabilidade e cultura de paz. Serão refletidos, entre outros, os temas das práticas artísticas participadas e a sua relação com a construção de comunidades interculturais, participação e atitude cidadã, bem como a relevância que as estruturas de mediação artístico-cultural podem desempenhar nesta equação.

Destinatários

Pessoal não docente

Objetivos

● Refletir sobre o papel transformador das Artes na inclusão social, na educação, na construção da cidadania, nos processos cívicos e no fortalecimento de atitudes democráticas; ● Partilhar práticas de sucesso na intervenção social e na educação por intermédio das expressões artísticas; ● Reforçar e incentivar a relação de proximidade entre Artes, intervenção social e educação, em particular em ambientes multiculturais e socialmente fragilizados; ● Promover a reflexão em torno da construção conjunta de sentidos e de projetos de cocriação com a escola, equipamentos culturais, artistas e comunidade; ● Estabelecer sinergias e capitalizar saberes para a promoção de atividades disruptivas e transformadoras, nos contextos escolares, sociais, museológicos, em articulação permanente que reforcem as identidades de cada pessoa, em articulação com as comunidades, patrimónios e que fortaleçam a interculturalidade e valorizem comunidades plurais.

Conteúdos

Dia 1 – Sonhos e Utopias (8h00) Apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação (1h00). Painel I – Caminhos das Artes na Intervenção Social (1h00) Miguel Januário | +-Mais Menos+- Oriol Fontdevila | EINA Art and Design University (Barcelona); UOC Open University of Catalonia Painel II – Caminhos das Artes: participação, comunidades, inclusão (2h00) Maria Vlachou | Acesso Cultura: Porque Fazemos o que fazemos? Paulo Lameiro | SAMP: Ópera na Prisão – Pavilhão Mozart Hugo Cruz | Criador, Programador Cultural e Professor Teresa Torres Eça | Cartografias Têxteis-Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual Workshops e percursos distribuídos por vários espaços culturais da cidade - opcionais (2h00) Temáticas dos Workshops: • Workshop 1 – Que lugar(es) pedagógicos ocupamos? Micro-pedagogias em ação – Andreia Dias -Fábrica de Projetos CAM-Fundação Calouste Gulbenkian • Workshop 2 – Porque fazemos o que fazemos? A missão das organizações culturais – Maria Vlachou – Acesso Cultura • Workshop 3 – O que é a Liberdade? Oficina de pensamento e expressão artística- Sílvia Moreira e Mário Campos – Casa da Cerca-Centro de Arte Contemporânea • Workshop 4 – DESPHOCO – Oficina sobre fotografia e bem-estar- Rosalinda Chaves • Workshop 5 – Clube de Leitura Teatral-Ricardo Correia -Escola da Noite; TAGV e ESEC/IPC – Livraria Arquivo Percursos culturais: 1. Percurso Korrodi – BAG-Banco das Artes Galeria, com Maria Catarina Magalhães 2. Roteiro Literário Miguel Torga – Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, com Ângela Pereira Sessões paralelas (2h00) Temas: Artes, participação e comunidades; Artes e Educação; Artes e intervenção social; Mediação artístico-cultural; Mediação artístico-cultural nos contextos educativos. Dia 2 – Sementes a Germinar (7h00) Painel III: Arte e Mediação (1h00) João Maria André | Professor Aposentado da Universidade de Coimbra Painel IV – Caminhos das Artes: Mediação artística nos Contextos Educativos (0h30) Matilde Caldas | Orquestra de Afectos / Orquestra Geração | Orquestra Geração e Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa Partilha de práticas – Projetos de relação, artes, escola, comunidade (2h00) Hugo Ferreira e Vasco Silva (Omichord) | A Música Dá Trabalho – Quem faz o quê até a música te chegar aos ouvidos Andreia Dias | Educação – Escolas e outras Instituições Educativas, Crianças e Famílias, CAM da Fundação Calouste Gulbenkian Patrícia Martins e Patrícia Grilo | Projeto Nesta Casa Cabemos Todos – Agrupamento de Escolas de Marrazes e Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal Rui Amado | Projeto Mus-e -Associação Menhuin Portugal- Núcleo de Leiria Painel V: Caminhos das Artes: Educação, Comunidades, Cidadania (2h30) Paulo Pires do Vale e Sara Brighenti | Comissário e Subcomissária do Plano Nacional das Artes Pascal Gielen | Lessons in Dismeasure – Teaching Art in the Catering Regime and the Loss of a Political Community – Universidade de Antuérpia Angélica Dass | “The colours we share” – Projeto Humanae – Apresentação de conclusões e momentos chave pelos relatores do evento (1h00)

Metodologias

Esta ação de formação engloba metodologias muito diversificadas e dinâmicas e está organizada em 4 sessões com duração final de 15 horas. O(s) formador(es), no início da primeira sessão, apresentarão os objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação; no final, serão apresentadas as conclusões pelos relatores do evento. Ao longo das sessões, decorrerão 5 painéis, com uma duração variável e uma partilha de práticas, organizados de modo a que os formandos participem em plenário. No primeiro dia, os formandos deverão optar entre a realização de um workshop ou de um percurso cultural, sendo ainda disponibilizadas sessões paralelas, devendo os formandos inscrever-se em três. Em suma, as sessões serão teórico-práticas com Keynote Speakers, painéis de reflexão, apresentação de sessões de comunicações paralelas, workshops e percursos culturais.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação será baseada nos dois itens seguintes: • Participação e contributos dos docentes durante o Encontro (50%). • Um relatório de reflexão individual, a enviar até 15 dias após o término da formação, com um máximo de 3 páginas, sobre o percurso e as experiências de enriquecimento profissional desenvolvidas ao longo da participação nos painéis, integrando uma análise reflexiva que envolva, pelo menos, uma das comunicações apresentadas (50%). Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.

Modelo

Questionário de satisfação online.

Bibliografia

Comissão Europeia/EACEA/Eurydice (2017). A Educação para a Cidadania nas Escolas da Europa – 2017. Relatório Eurydice. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia. Manifesto do Plano Nacional das Artes: (Acedido a 29/01/2024 em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/PNA/Documentos/estrategia_do_plano_nacional_das_artes_2019-2024.pdf). OECD (2018). Preparing our youth for an inclusive and sustainable world. The OECD PISA - global competence framework. (Acedido a 29/01/2024 em https://www.oecd.org/education/Global- competency-for-an-inclusive-world.pdf). Robinson, K. (2015). Creative Schools. New York : Viking União Europeia. (2023). Culture and democracy: the evidence. (Acedido a 29/01/2024 em https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/07370fba-110d-11ee-b12e-01aa75ed71a1/).

Formador

Patrícia Filipa Ribeiro Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-03-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 21-03-2024 (Quinta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
3 22-03-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 22-03-2024 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 21-03-2024
Fim: 22-03-2024
Acreditação: DGAE/1140/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Teatro Miguel Franco - Leiria