492

Tertúlias pós ciclo de conferências LeiriMar: religar saberes, práticas e literacias múltiplas nas escolas turma T1

Apresentação

Com base nos Decretos-leis nº 54 e 55/2018, e após cinco anos de ações para a sua implementação importa fazer um ponto da situação que sirva para refletir no que tem sido feito e o que ainda tem que ser desenvolvido ou melhorado. A partilha de sucessos e constrangimentos, práticas e ideias que têm surgido por este país, devem contribuir para um Plano de Melhoria que sirva a todos, nos seus diversos ritmos de apropriação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Refletir de forma crítica sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno; • Compreender que a avaliação é um processo deliberado, sistemático e contextualizado de recolha de informação que permite compreender o que os alunos sabem e são capazes de fazer em cada momento. • Refletir sobre novas práticas de ensino e de aprendizagem tornando o docente um designer de experiência, capaz de propor jornadas de aprendizagens diferenciadas, estabelecer novas interacções e acompanhar o desenvolvimento dos alunos. • Promover nas instituições a pluralidade de vozes, de práticas, de formas de ver, interpretar e mediar a arte, a cultura e os patrimónios e, desta forma, multiplicar os pontos de vista sobre os bens, as coleções, as programações.

Conteúdos

• Flexibilização pedagógica e curricular; • Trabalho colaborativo cooperativo; • Processos de avaliação pedagógica; • Práticas de avaliação pedagógica; • A avaliação criterial e a classificação. • A inovação como conceito em movimento, tendo as práticas pedagógicas inovadoras o caráter de sair do que é tradicional e ir em direção a novas experiências. • Extrapolar as paredes das salas de aula físicas e criar experiências de aprendizagem mais condizentes com a contemporaneidade e com o desenvolvimento das competências do século XXI. • Promoção de novas práticas de ensino e de aprendizagem que tornam o docente um designer de experiência, capaz de propor jornadas de aprendizagens diferenciadas e estabelecer novas interações. • Abordar a importância da Interculturalidade no currículo nacional, suas dinâmicas de ação nas Escolas. • A mentoria como vantagem e oportunidade para professores e alunos e como tirar o melhor da relação entre mentor e mentorado. • A inclusão criando espaços saudáveis para pessoas com aspetos diferentes do seu, aceitando e lidando com as diferenças, adaptando o ambiente para que todos que estejam presentes sejam respeitados e consigam conviver independentemente das suas singularidades.

Metodologias

Várias

Observações

A não participação no Ciclo de Conferências não invalida a participação destas tertúlias.

Formador

Judite Maria Bessa Valverde

João José Baião de Jesus Peres

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-03-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Presencial
2 23-05-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Presencial
Início: 14-03-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-212/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: ES Eng.º Calazans Duarte e EB 2, 3 Dr. Correia Mateus