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Práticas pedagógicas inovadoras e as Artes, a Educação e a Cultura em prol da democracia turma T1

Apresentação

Tendo por base o PASEO, os Decretos-Leis n.º 54/2018 e n.º 55/2018, e as Aprendizagens Essenciais, é necessário abordar o currículo de forma mais abrangente, associado à valorização de práticas pedagógicas e didáticas diversificadas e adaptadas a cada contexto. A aprendizagem ativa é um processo de ensino que pretende envolver os alunos na aprendizagem, levando-os a pensar sobre aquilo que estão a fazer, sendo amplamente aceite, e há evidências consideráveis, que os estudantes aprendem melhor quando se envolvem e participam ativamente na sua aprendizagem (Prince, 2004). Proporcionar-lhes o contacto com literacias múltiplas é outro fator que fomenta o desenvolvimento do espírito crítico e a sua formação integral. Segundo investigações realizadas nas últimas décadas, também a avaliação contribui para que os alunos aprendam melhor e com mais profundidade, quando articulada com os processos de aprendizagem e de ensino, utilizada de forma deliberada, sistemática e contínua, utilizando uma diversidade de processos de recolha de informação. (Fernandes, 2020). Tem-se como eixo central de orientação ainda a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa. (DL 54/2018).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Promover um ensino mais eficaz e eficiente, utilizando metodologias e estratégias diferenciadas e atuais. • Contribuir para criar experiências de aprendizagem mais enriquecedoras e eficientes. • Reflectir sobre novas práticas de ensino e de aprendizagem tornando o docente um designer de experiência, capaz de propor jornadas de aprendizagens diferenciadas, estabelecer novas interacções e acompanhar o desenvolvimento dos alunos. • Reconhecer que as instituições culturais são territórios educativos e que as instituições educativas são polos culturais, promovendo a articulação de ações e projetos entre elas de forma estruturante e continuada • Promover nas instituições a pluralidade de vozes, de práticas, de formas de ver, interpretar e mediar a arte, a cultura e os patrimónios e, desta forma, multiplicar os pontos de vista sobre os bens, as coleções, as programações.

Conteúdos

• As práticas pedagógicas consistem em experiências de aprendizagem planejadas, estruturadas e sistematizadas por docentes para desenvolver as competências e as habilidades de cada componente curricular. • Como a inovação é um conceito em movimento, as práticas pedagógicas inovadoras têm esse caráter de sair do que é tradicional e ir em direção a novas experiências. • A ideia é extrapolar as paredes das salas de aula físicas e criar experiências de aprendizagem mais condizentes com a contemporaneidade e com o desenvolvimento das competências do século 21. • Promoção de novas práticas de ensino e de aprendizagem que tornam o docente um designer de experiência, capaz de propor jornadas de aprendizagens diferenciadas e estabelecer novas interações. • A vontade de preservação da diversidade cultural e de proteção dos direitos culturais afirma-se como uma alternativa à globalização económica e cultural. Implica a valorização de culturas e públicos distintos e reconhece o direito de emancipação e empoderamento dos cidadãos como sujeitos culturais ativos: com a possibilidade de participarem e decidirem a vida cultural das comunidades.

Metodologias

Diversas

Observações

Sara Brighenti Daniela Ferreira Louise Lima

Daniela Pereira Maia Ferreira, Louise dos Santos Lima e Sara Barriga Brighenti

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-03-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 08-03-2024
Fim: 08-03-2024
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-203/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte