Promover os Direitos Humanos, Diversidade e Igualdade em Meio Escolar turma 01
Apresentação
Estimular e trabalhar a diversidade na sala de aula é uma estratégia muito importante nos dias de hoje. Afinal, assegurar a pluralidade no ambiente escolar é fundamental para a inclusão dos estudantes, garantindo a devida integração de diversas camadas da nossa sociedade. Por outras palavras, isso garante os direitos de todos os cidadãos como iguais, assim como a educação para aceitar e compreender as diferenças. No entanto, nem sempre é fácil conseguir alcançar todos os estudantes simultaneamente e de uma forma igualitária. Isto deve-se a diferentes padrões linguísticos, vivências e experiências pessoais de cada aluno. Por isso, precisamos, como educadores, de investir em abordagens diferenciadas que possibilitem um ensino eficiente para todos. Mais do que nunca, vivemos num mundo altamente diversificado. Existem locais em que a população é muito plural e há diversos tipos de etnias, culturas, nacionalidades, religiões, orientações sexuais, e povos que habitam no mesmo território, partilhando os mesmos recursos e o mesmo ambiente. As escolas são, portanto, uma pequena fração deste todo. É como se o ambiente escolar fosse, de certa forma, um ‘’mundo em miniatura’’. Aqui, aprendemos as regras de convivência necessárias para nos tornamos cidadãos aptos a enfrentar o macro, ou seja, o ‘’mundo lá fora’’. Investir na diversidade do ambiente da escola e ajudar na compreensão do contexto por parte dos estudantes é prepará-los para lidar com as diferenças com respeito e naturalidade e, consequentemente, para se tornarem cidadãos muito mais justos e integrados na nossa realidade.
Destinatários
Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Refletir sobre estratégias que potenciem a criação de uma escola capaz de ser um espaço de bem-estar, acolhedor e seguro perante a diversidade.
Conteúdos
Promover uma cultura inclusiva - Promover uma cultura inclusiva na escola pode ter um grande impacto na promoção do ensino e da aprendizagem, uma vez que representa uma comunidade segura, recetiva, colaboradora e estimulante, na qual todas/os são valorizadas/os, constituindo um suporte de sucesso para todas/os. Garantir um ambiente seguro e sem barreiras físicas - É importante que os estabelecimentos de ensino sejam considerados espaços inclusivos e seguros. Identificar e combater o impacto das desigualdades - A incidência do insucesso escolar em alunas/os de classes populares e minorias étnicas, diz respeito a um fenómeno social multidimensional e relacional, no sentido em que integra e implica a socialização familiar e a escolar, a relação entre ambas e a própria sociedade em que se inscrevem.
Metodologias
Teórico-prática.
Avaliação
Frequência da totalidade da formação e registo da assiduidade obrigatório.
Modelo
Questionário online.
Formador
Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |