Valorizar as competências socioemocionais nos alunos, promovendo a Saúde Mental turma 01
Apresentação
A escola é um dos locais onde as crianças e jovens aprendem a socializar e a interagir com outras pessoas, colocando-as em contacto com as emoções dos outros e as suas. Os docentes tornam-se modelos e referências para as crianças e jovens, quanto às suas atitudes, emoções, comportamentos e sentimentos. Hoje, mais do que nunca, sabemos que a promoção da inteligência emocional é preditor de sucesso escolar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em todo o mundo, cerca de 20% das crianças e adolescentes sofrem de problemas comportamentais, desenvolvimentais ou emocionais, sendo que 1 em cada 8 apresenta uma perturbação mental. Assim, devemos não só capacitar os alunos, mas também os docentes, para terem ao seu alcance ferramentas, estratégias e recursos para que possam promover a sua inteligência emocional e, posteriormente, serem capazes de as reproduzir com os seus alunos. Esta capacitação deve englobar a exploração da alfabetização emocional, bem como outras competências associadas a este contexto: perceção emocional, autoconsciência, autoconceito, gestão emocional, compreensão emocional e a facilitação emocional. Se o baixo desenvolvimento da saúde mental está associado a uma menor taxa de sucesso escolar, nos docentes pode estar associado a questões de saúde como o Burnout. Tem-se verificado um aumento do número de docentes em risco de Burnout, isto é, uma exaustão física e mental associada ao desempenho da sua profissão. Deste modo, queremos sensibilizar os docentes e tomar medidas preventivas de forma a contrariar este risco.
Destinatários
Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Nesta Ação de Curta Duração os participantes poderão ter a perceção do caráter preventivo e pedagógico das temáticas, o qual está desenhado para empoderar os seus jovens para o desenvolvimento de capacidades como o autoconhecimento, a autorregulação, a consciência emocional, a gestão de relacionamentos e a tomada de decisão consciente. De igual modo, procura empoderar os docentes para a consciencialização dos riscos de uma saúde mental desequilibrada, em particular na área profissional, o Burnout: sintomas, fatores de risco, prevenção – ferramentas e estratégias.
Conteúdos
Desenvolvimento de habilidades socio emocionais, importantes para a vida do aluno: • Autoconhecimento • Empatia • Regulação emocional • Habilidades sociais A importância da educação emocional no ambiente escolar
Metodologias
Teórico-prática.
Avaliação
Frequência da totalidade da formação e registo da assiduidade obrigatório.
Modelo
Questionário online.
Formador
Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-02-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |