479

Elaboração de Recursos Educativos Multimédia II - Vídeo Digital turma T04

Apresentação

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), visa a promoção de competências digitais, bem como o incentivo a práticas inovadoras na educação. É neste contexto que surge esta oficina de formação, que pretende dar resposta às necessidades formativas identificadas, na sequência de um diagnóstico de necessidades formativas na área das competências digitais, aplicado junto dos professores das escolas associadas do CFAE. O domínio de competências “Criação de conteúdos digitais (Capacidade de criar e editar novos conteúdos, texto, imagem, vídeos, programação, entre outros)” foi identificado como um dos mais sinalizados como alvo de necessidades formativas. Deste modo, esta oficina visa capacitar os professores para a utilização de diversas aplicações Multimédia (nível 2) – vídeo digital, proporcionando-lhes o contacto com alguns recursos e ferramentas fundamentais para a promoção de aprendizagens ativas, para a construção de recursos inovadores, apoiando-os para que se verifique uma utilização pedagógica efetiva em sala de aula e refletindo criticamente sobre as potencialidades destas aplicações nos seus contextos educativos concretos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 17 de fevereiro/21 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..

Objetivos

- Responder aos desafios da educação no século XXI pela utilização de práticas pedagógicas inovadoras; - Contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos; - Conhecer e integrar os diferentes tipos de informação multimédia: texto, imagem, vídeo e som; - Adquirir competências específicas em produção e edição de vídeo e melhorar a autoconfiança nos conhecimentos teórico/práticos adquiridos de modo a utilizá-los em sala de aula; - Compreender as potencialidades do vídeo na representação da realidade e a sua importância como recurso pedagógico; - Desenvolver a capacidade de produzir, editar e manipular vídeos com vista a produzir material multimédia para divulgação offline e online.

Conteúdos

1. Breve abordagem à noção de Multimédia. As tecnologias analógicas e as tecnologias digitais – 1h00; 2. Exercícios orientados de exploração de software de produção e edição de vídeo: - As técnicas de animação– 3h00; 3. Procedimentos e técnicas de edição de vídeo digital - – 8h00: 3.1. A pré-produção (planificar o vídeo: sinopse, argumento, storyboard; aspetos logísticos, económicos e legais); 3.2. A produção (cuidados a observar na realização de filmagens/gravações em vídeo (planos, tomadas de vista, enquadramentos, iluminação, captação de som, utilização básica de alguns equipamentos). Captação de imagens e recolha/seleção de materiais; 3.4. Pós-produção (Sistemas e formatos de vídeo. Equipamento informático e aplicações de montagem); 3.5. Aquisição/digitalização de vídeo e áudio. 3.6. Conversão entre formatos de vídeo. 3.7. Montagem sequencial de clips de vídeo; métodos de corte. 3.8. Adição de transições, títulos e efeitos. 3.9. A sonorização: manipulação do som original, adição de efeitos sonoros, música e comentários/narração. 4. Elaboração de materiais pedagógico-didáticos com recurso ao computador – 3h00.

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação. Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9a 10 valores - Excelente. Parâmetros de avaliação e respetiva ponderação: - Empenho e participação nas sessões – 20% - Trabalho prático ao longo das sessões – 30% - Aplicação em contexto – 30% - Reflexão crítica, individual, com cerca de uma página, sobre o impacto da formação na prática docente – 20%. Avaliação e certificação de acordo com a legislação em vigor.

Formador

José Augusto Laurentino Simões Valentim Rocha Nobre

Início: 07-03-2024
Fim: 16-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-111884/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: A definir - Leiria ou Marinha Grande

INSCREVER-ME