476

Módulo 4 – Gestão dos serviços documentais e pedagógicos da biblioteca turma 01

Apresentação

A afirmação das novas tecnologias da informação e comunicação introduziu um novo paradigma educativo na escola atual. O livre acesso à informação colocou novas questões e desafios ao processo de ensino-aprendizagem, bem como a aquisição de novas competências literácicas. A biblioteca escolar adquiriu um novo estatuto no âmbito do apoio ao currículo, instituindo-se como centro de aprendizagem e capacitação nos domínios das literacias da leitura, da informação e dos media. Neste contexto configura-se de grande interesse a proposta desta ação de formação, como contributo para a atualização dos percursos profissionais dos Assistentes Operacionais (e, eventualmente, Assistentes Técnicos), parceiros fundamentais no apoio ao bom funcionamento da Biblioteca Escolar e como resposta eficaz e adequada às necessidades da comunidade educativa. A presente ação de formação, dirigida a Assistentes Operacionais, resulta da necessidade de formar técnicos com conhecimentos e competências na área das Bibliotecas Escolares, que respondam às necessidades e exigências do novo paradigma educativo. Estes profissionais integram as equipas das Bibliotecas Escolares e desempenham um papel fundamental na organização e funcionamento destes centros de aprendizagem, funcionando como verdadeiros mediadores do acesso à informação. A aquisição de competências nos domínios da gestão dos serviços e dos recursos, bem como na promoção da leitura e das literacias da informação e dos media, constituem pilares fundamentais de competência profissional, que esta formação pretende assegurar a estes agentes educativos.

Destinatários

Assistentes Operacionais, Encarregados Operacionais a Assistentes Técnicos

Objetivos

1. Capacitar os assistentes operacionais no domínio das TIC, designadamente na utilização da plataforma Moodle, programas de edição de texto, imagem e vídeo, trabalho com folhas de cálculo e domínio aplicações utilizadas nas BE para curadoria de conteúdos e difusão da infirmação. 2. Refletir sobre a Sociedade da Informação e a importância das redes. 3. Compreender a biblioteca como elemento funcional de desenvolvimento pedagógico incorporado na escola, na Rede de BE e na Sociedade da Informação e do Conhecimento. 4. Identificar o papel, missão, função e objetivos das BE no contexto educativo formal e não formal. 5. Dominar procedimentos de organização e gestão documental no âmbito da BE. 6. Reconhecer a importância dos serviços da BE no apoio ao currículo e capacitação dos alunos nas diferentes literacias, nomeadamente da leitura, da informação e dos media. 7. Conhecer procedimentos de atendimento ao público favoráveis ao ao correto desempenhos das funções ao serviços das BE.

Conteúdos

- Gestão do serviço de circulação e empréstimo: tipos de empréstimos suas normas e procedimentos – 2h presenciais + 2h online assíncronas - Programas de gestão de empréstimos (Prisma, Biblio.NET…): exercícios práticos de criação de leitores e registo de empréstimos e devoluções – 2h presenciais + 2h online assíncronas - Gestão dos serviços de receção e apoio aos utilizadores: normas de conduta, procedimentos e instrumentos de registo – 3h presenciais + 3h online assíncronas - Programa da Biblioteca Escolar para apoio ao currículo nomeadamente no que se refere à implementação do Referência Aprender com a Biblioteca Escolar: identificação, apoio e dinamização do trabalho com turmas. – 5h presenciais + 2h online assíncronas - Formação de utilizadores: princípios, programas e boas práticas – 2h presenciais + 2h online assíncronas.

Metodologias

- Realização de sessões teórico-práticas presenciais (mínimo de 50%) com apresentação dos conteúdos propostos e trabalhos individuais e/ou em grupo, sendo o tempo online síncrono ou assíncrono e destinado exclusivamente à realização de exercícios e trabalhos práticos. Demonstração do uso de programas, ferramentas e instrumentos ligados à gestão da Biblioteca Escolar seguidos de realização de exercícios práticos com os mesmos. Partilha de práticas relativas a procedimentos de organização e gestão da Biblioteca, reflexão e avaliação dessas práticas com o apontar de boas práticas em cada um dos domínios. Verificação das aprendizagens - oral e escrita - e observação da execução de um trabalho.

Avaliação

Expressão final da avaliação (quantitativa / qualitativa): Qualitativa Quantitativa (0 a 20 valores) Excelente 18-20 Muito Bom 15-17 Bom 13-14 Regular 10-12 Insuficiente <10

Modelo

Ponderação: * Participação / avaliação contínua 40% * Teste final + trabalhos 60%

Bibliografia

PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027[Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Prioridades 20/21 escolares [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/Prioridades.html PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Gestão de coleções [Em linha]. Lisboa: RBE. Retirado de: https://rbe.mec.pt/np4/file/1096/gestao_colecao.pdf

Formador

Maria Lucília Marques dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-07-2024 (Terça-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
2 02-07-2024 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online assíncrona
3 04-07-2024 (Quinta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
4 04-07-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona
5 09-07-2024 (Terça-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
6 09-07-2024 (Terça-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona
7 11-07-2024 (Quinta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
Início: 02-07-2024
Fim: 11-07-2024
Acreditação: DGAE/1086/2023
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo - Leiria