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13.º Encontro na Diferença – Sentir o outro… Desafiar o futuro! turma 01

Apresentação

Este curso concretiza-se num Encontro, numa parceria entre a CERCILEI e o Centro de Formação de LeiriMar, que visa proporcionar momentos de reflexão e debate, promovendo o fortalecimento de redes de partilha, para aumentar as relações de proximidade e a cooperação das e entre as comunidades escolar e educativa e dos parceiros locais que, de forma mais direta ou indireta, com maior o menor grau de envolvimento, lidam com a problemática da diferença, com especial destaque para as pessoas portadoras de deficiência. Assim, esta ação visa a capacitação de docentes de todos os grupos disciplinares, procurando contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas por parte dos docentes para que todos os alunos sejam melhores aprendentes, através da implementação de respostas de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade de crianças e jovens, que sejam potenciadoras de uma Educação Inclusiva e de qualidade para todos, face à experiência já existente de implementação do novo quadro legal, permitindo perspetivar trajetos escolares de sucesso e pós-escolares de inserção de todos os alunos na comunidade. Acedendo ao vasto leque de conhecimentos conceptuais, científicos e relatos de práticas, complementados por debates reflexivos, desafiantes e pautados pela qualidade, diversidade, pertinência e complementaridade de perspetivas e temáticas, pretende-se contribuir para a continuidade de uma mudança sustentada de paradigma no que se refere à Educação Inclusiva.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas relacionados com a Educação Inclusiva entre os profissionais da educação; 2. Promover espaços e tempos de partilha e reflexão, entre os agentes ligados ao mundo da educação sobre as respostas educativas e sociais a crianças e jovens portadoras de deficiência; 3. Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na área das perturbações do neurodesenvolvimento infanto-juvenil e estratégias de prevenção e intervenção; 4. Sensibilizar os docentes para situações de risco, dando a conhecer estratégias preventivas, bem como sinais de alerta e procedimentos de proteção e mecanismos de intervenção em crianças e adolescentes; 5. Conhecer processos, dinâmicas e recursos que constituem formas de acessibilidade comunicacional, um vetor fundamental para uma sociedade mais equitativa.

Conteúdos

Esta ação de formação engloba diversas comunicações/painéis generalistas, com uma duração variável, que se traduzem em sessões de trabalho teórico-práticas, nas quais a intervenção de diversos palestrantes é seguida de momentos de debate. No início, haverá um momento administrativo, que inclui a sessão de abertura; no final, terá lugar um espaço para conclusões e para encerramento do Encontro. Jornada 1 – 4h00: Receção dos formandos e sessão de abertura, na qual várias entidades representativas serão convidadas a intervir sobre a temática global deste Encontro. Painel 1 | Partilha de práticas sobre respostas educativas e sociais a crianças e jovens (portadoras de deficiência) - 2h00: • O conceito de Snoezelen como uma ferramenta terapêutica, pedagógica e/ou comportamental, adaptada a cada contexto e tipo de intervenção; • A estimulação necessária para um desenvolvimento saudável da criança; • Atividades e estratégias da Intervenção precoce, do Centro de Recursos para a Inclusão e do Centro de Atividades Ocupacionais. Painel 2 | A Educação, o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e a inclusão – 2h00: • Pela Educação é que vamos: importância de estratégias de prevenção na escola, na família e na comunidade - (auto-organização, autonomia e responsabilidade social) para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e para a inclusão; • Brincar e Ser Ativo não é um Passatempo: a formação de competências físicas, percetivo/motoras e sociais e a dinamização de atividades mais especializadas de acordo com as suas caraterísticas pessoais de cada aluno. Jornada 2 – 7h00: Painel 3 | Comunicação e inclusão - 3h30: • Acessibilidade comunicacional, um vetor para uma sociedade mais equitativa. • Comunicação no cuidar - estratégias facilitadoras: comunicar com pessoas em situação de crise, gestão de Emoções, resolução de conflitos e Assertividade. Painel 4 | Viver e conviver com a deficiência e a doença - 3h30: • Onde acaba a deficiência e começa a doença: avaliação da pessoa, comunicação com a pessoa portadora de deficiência e formas de intervenção em diferentes cenários; • Sentir o futuro - desafiar-me com o outro: a importância da construção afetiva e do bem-estar; • Eu, a escola e o meu colega “estranho”: a importância das relações sociais positivas e das conexões interpessoais na saúde física e mental ao longo da vida. Jornada 3 – 5h00: Painel 5 | Desafiar o futuro na escola e na sociedade – 3h00: • Os desafios da imigração nas escolas – inclusão dos alunos imigrantes; • Os desafios do uso das tecnologias nas escolas – utilização com intenção e contenção; • Os desafios do cyberbullying e do bullying – como identificar e atuar; • Os desafios do diploma de autodeterminação de género nas escolas. Sessão de encerramento dos trabalhos, na qual será apresentada uma reflexão final sobre o Encontro – 0h30. Sessão Final (1h30): Realização da avaliação da ação e apresentação dos resultados em formato de reflexão individual.

Metodologias

Esta ação de formação consubstancia-se na organização de um Encontro, constituído por diversas comunicações. Esquematiza-se, de seguida, o formato do Encontro: 1.º momento - Sessão de abertura, na qual serão dadas informações de cariz organizativo e várias entidades representativas serão convidadas a intervir sobre a temática global deste encontro; 2.º momento - Sessões plenárias, com uma duração variável, de acordo com o exposto nos conteúdos. Em cada uma das sessões, intervirão especialistas, que abordam assuntos relacionados com as diversas problemáticas, conforme conteúdos elencados. Segue-se um espaço de debate, moderado por diversos convidados; 3.º momento - Sessão de encerramento, com apresentação das conclusões do Encontro, bem como de realização da avaliação da ação e apresentação dos resultados em formato de reflexão individual.

Avaliação

Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. A avaliação será baseada nos dois itens seguintes: • Participação e contributos dos docentes durante o Encontro (50%). • Um relatório de reflexão individual, a enviar até 15 dias após o término da formação, com um máximo de 3 páginas, sobre o percurso e as experiências de enriquecimento profissional desenvolvidas ao longo da participação nos painéis, integrando uma análise reflexiva que envolva, pelo menos, uma das comunicações apresentadas (50%). Creditação final de acordo com o regulamento da modalidade. A certificação da Ação será efetuada de acordo com a legislação em vigor.

Modelo

Questionário online.

Anexo(s)

Observações

Maria José Damásio de Oliveira Lopes Neves da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-02-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 01-02-2024 (Quinta-feira) 21:00 - 23:00 2:00 Presencial
3 02-02-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
4 02-02-2024 (Sexta-feira) 14:15 - 17:45 3:30 Presencial
5 03-02-2024 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
6 03-02-2024 (Sábado) 15:00 - 16:30 1:30 Presencial
Início: 01-02-2024
Fim: 03-02-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122641/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 17 h
Local: Igreja da Misericórdia - Centro Diálogo Intercultural Leiria