A utilização da folha de cálculo em contexto educativo turma 01
Apresentação
Na sequência da aprovação do novo "Referencial de Avaliação" em reunião do Conselho Pedagógico realizada em 26 de outubro de 2023, constatou-se a necessidade de adequar as práticas de avaliação dos docentes. A implementação do novo referencial poderá implicar ajustes nas folhas de registo utilizadas pelos docentes para acompanhar o desempenho dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A ação de formação proposta tem como objetivos: 1. Fomentar a uniformidade na interpretação e aplicação do referencial, minimizando variações entre os docentes e garantindo uma avaliação justa e equitativa para todos os alunos. 2. Capacitar os docentes na adaptação eficiente das folhas de registo existentes, garantindo que reflitam de maneira precisa e abrangente os elementos-chave do novo referencial. 3. Promover o diálogo colaborativo entre os docentes, incentivando a partilha de experiências, percepções e melhores práticas relacionadas com a implementação do referencial. 4. Orientar os docentes na integração efetiva de feedback construtivo na prática avaliativa, promovendo uma cultura de melhoria contínua e impulsionando o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Conteúdos
1. Organização e estruturação adequada da folha de cálculo para se adaptar aos critérios de avaliação constantes no referencial. 2. Personalizar fórmulas e funções do Excel para atender a necessidades específicas de avaliação formativa e proporcionar uma análise mais detalhada. 3. Utilização de formatação condicional e estilos para destacar automaticamente áreas críticas ou para realçar diferentes níveis de desempenho. 4. Integração de funcionalidades para incluir observações qualitativas diretamente na folha de cálculo, fornecendo uma visão abrangente da avaliação. 5. Preenchimento da folha de cálculo com exemplos específicos do novo referencial, garantindo que os docentes se sintam confortáveis com as alterações.
Metodologias
Teórico-prática.
Avaliação
Frequência obrigatória da totalidade da formação.
Modelo
Questionário online.
Formador
Ana Sofia do Coito Alves Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-12-2023 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |