2.º Fórum Ambiente - Educação Ambiental: desafios do Século XXI - visitas e oficinas turma 04

Apresentação

O Projeto Educativo Municipal de Leiria afirma-se como documento orientador das políticas educativas do concelho de Leiria. Enquanto documento de orientação/ação estratégica, o PEM comunga do princípio de que as respostas educativas de natureza comunitária têm um papel crítico na promoção do desenvolvimento do território educativo, conferindo aos projetos educativos das escolas identidade local e cultural. Na construção do desenvolvimento local sustentável e da identidade local, o PEM alia as dimensões da educação, cultura, sociedade e economia. Pretendemos com este potenciar o cumprimento da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania que contempla o “Desenvolvimento Sustentável” e a “Educação Ambiental” no 1º Grupo de domínios e, por isso, obrigatório para todos os ciclos de escolaridade, pois trata-se de áreas transversais e longitudinais. Com este Fórum, temos o intuito de contribuir para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, adotada ao nível das Nações Unidas, nomeadamente no que aos ODS 4, 6, 7, 12, 13, 14, 15 e 17 dizem respeito, bem como para a implementação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), abrangendo os seus eixos estratégicos: “Descarbonizar a sociedade”; “Tornar a economia circular” e “Valorizar o território”. Através das várias oficinas/visitas os professores irão adquirir competências que lhes irão permitir alargar horizontes, conhecer equipamentos de educação ambiental ligados às áreas dos resíduos e também a realizar oficinas lúdico pedagógicas transmissoras de vários conhecimentos e fomentadores de capacidades aos seus alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Reconhecer a importância de estratégias, jogos, e outras iniciativas como formas pedagógicas de transmissão de conhecimentos; • Fomentar a transmissão de conhecimentos através da realização de oficinas lúdico-pedagógicas; • Conhecer equipamentos de educação ambiental enquanto promotores de ações de educação e sensibilização ambiental, formal e não formal; • Promover a partilha de experiências, aprendizagens e reflexões na área da educação ambiental para a sustentabilidade • Promover a educação ambiental pela arte, da educação ambiental “fora de portas” e da educação ambiental vivida em comunidade na assimilação de conteúdos pedagógicas • Contribuir para a criação de um plano de educação ambiental ao nível escolar que contribua para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Conteúdos

• ODS na Sala de Aula – exploração de materiais pedagógicos sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Horário: 09h30 às 13h30 – Quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria Máximo 30 participantes • FAZ um banco com paus – atividade que tem com o objetivo os participantes fazerem um banco com paus e trapilho (reutilização de têxteis); Horário: 09h30 às 13h30 – Centro de Interpretação Ambiental de Leiria Máximo 20 participantes • Só pastas pegajosas – construção bidimensional e tridimensional - A atividade desafia que cada participante desenvolva vários tipos de pasta de papel. Papel demolhado, triturado, coado…adição de cola branca…china clay…pasta de modelar…tinta. Após construção de várias pastas, construir, moldar, carimbar, desenhar sobe vários suportes como frascos de vidro, tampas de metal, copos de plástico (iogurte e manteiga), bases de alumínio do pacote de leite. No final partilhamos a ideia que cada um desenvolveu apresentado a sua construção e dificuldades sentidas no processo. Horário: 09h30 às 13h30 - Museu de Leiria Máximo 10 participantes • Visita à ETAR das Olhalvas – pretende-se com esta visita dar a conhecer, aos participantes o processo de tratamento de águas residuais utilizado e explicar o funcionamento de cada órgão de tratamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais; Horário: 09h30 às 11h00 ou das 11h30 às 13h00 Máximo 25 participantes por visita • Visita guiada ao Museu Moinho do Papel - É um espaço museológico, ligado à aprendizagem de artes e ofícios tradicionais relacionados com o papel e o cereal e resulta de um projeto de recuperação e reabilitação levado a cabo por uma equipa multidisciplinar (desde o reconhecido Arquiteto Álvaro Siza Vieira aos técnicos do Município), com o objetivo de preservar a memória de artes e ofícios tradicionais inerentes a este património sociocultural, nomeadamente a moagem do cereal (milho, trigo e centeio), o fabrico do azeite e a produção do papel. Horário: 09h30 às 11h00 ou das 11h30 às 13h00 Máximo 30 participantes por visita

Metodologias

Visitas e workshops.

Avaliação

Não aplicável. A certificação implica a presença na totalidade da formação.

Observações

Dina Fonseca, José Luís Santos Monteiro, Lisete Oliveira e Mariana Costa e Silva

Início: 18-11-2023
Fim: 18-11-2023
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-194/2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3:30 h
Local: Moinho de Papel e ETAR das Olhalvas - Leiria