456

Desporto Inclusivo turma 01

Apresentação

A ACD enquadra-se no âmbito da Formação de Professores de Educação Física e de Educação Especial no âmbito do Desporto para Pessoas com Deficiência, enquadrando-se no projeto da FPDD (In)Formar e (Des)Envolver para Incluir.

Destinatários

Professores dos Grupos de recrutamento 260, 620 e 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de recrutamento 260, 620 e 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Sensibilizar os professores para a importância da operacionalização do desporto e atividade física para pessoas com deficiência; • Desmistificar alguns conceitos relativos à atividade física e desporto para pessoas com deficiência; • Promover os Valores e Princípios da Ética no Desporto, nomeadamente no que concerne à Não Discriminação e Igualdade de Oportunidades; • Abordar modelos e estratégias de trabalho que possibilitem uma intervenção no âmbito da implementação de desporto e atividade física para pessoas com deficiência, nomeadamente a participação e organização de eventos desportivos acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, organizar atividades físicas inclusivas e combater a inatividade física; • Aplicar e produzir materiais didáticos de promoção de atividade física e desporto para pessoas com deficiência (Boccia, Goalball e Polybat e Corfebol); • Informar acerca das estruturas e modelos de desporto para pessoas com deficiência.

Conteúdos

1. Estratégias e metodologias para uma prática inclusiva na modalidade de Boccia; 2. Estratégias e metodologias para uma prática inclusiva na modalidade de Goalball; 3. Estratégias e metodologias para uma prática inclusiva na modalidade de Polybat; 4. Estratégias e metodologias para uma prática inclusiva na modalidade de Corfebol Adaptado.

Metodologias

Prática.

Avaliação

Frequência da totalidade da formação.

Modelo

Questionário online.

Observações

Sofia Ferreira Sampaio de Ataíde

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-11-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 29-11-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 29-11-2023
Fim: 29-11-2023
Acreditação: LEIRIMAR-ACD-195/2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 5 h
Local: Escola Básica 2, 3 Guilherme Stephens - Marinha Grande