Projetos Erasmus D. Dinis: QUID-Programa de Formação Online e Educação para a Cidadania Global turma 01
Apresentação
No âmbito da dimensão europeia do Agrupamento de Escolas D. Dinis, este tem vindo a dinamizar o seu projeto de formação internacional, inserido no programa Erasmus+KA121 e KA220 do Ensino Escolar. Esta ação de curta duração tem dois objetivos específicos e outros gerais. Um deles é divulgar o Programa online QUID, inovador, dedicado a aproveitar o poder das tecnologias digitais para criar um sistema educacional mais inclusivo e equitativo, desenvolvido com um conjunto de ferramentas, que oferece uma variedade de metodologias eficazes e casos de estudos convincentes que mostram o potencial das ferramentas digitais na promoção da educação de qualidade para todos. O segundo objetivo específico consiste em partilhar metodologias ativas no âmbito da Educação para a Cidadania Global e Alterações Climáticas, partindo da abordagem dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. As práticas disseminadas pretendem envolver os alunos em temáticas como a justiça, a igualdade/desigualdade, o clima e o desenvolvimento, sublinhando a importância da intervenção local na ação global. Como objetivos gerais a disseminação das aprendizagens adquiridas nas mobilidades de docentes, as quais proporcionam, por um lado o alargamento de horizontes culturais possibilitados pela imersão na cultura de cada país organizador dos cursos, da utilização de uma segunda língua estrangeira como meio de comunicação, da partilha de informação/ pontos de vista e experiências com os outros parceiros participantes nas mobilidades. Por outro lado, proporcionam dotar os docentes de conhecimentos e de competências, conducentes a um desenvolvimento profissional em linha com os seus parceiros europeus. Para além disso, a internacionalização permite não só a comparação de meios, de procedimentos e de estratégias usadas nos diversos sistemas educativos, mas também uma melhor consciencialização dos aspetos educativos que nos unem e que nos separam no espaço europeu. Constitui-se, ainda, como uma motivação para continuarmos a promover estratégias de promoção do sucesso educativo dos nossos alunos, ajustadas à nossa realidade contextual e cultural, reforçando a nossa identidade no contexto Europeu.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Divulgar o programa QUID (Qualidade, Inclusão e Digitalização), desenvolvido em módulos, que fornece um conjunto de ferramentas digitais para promover uma educação inclusiva de qualidade, com uma gama diversificada de metodologias especificamente adaptadas para responder aos desafios da educação. • Apresentar alguns estudos de caso inspiradores que exemplificam a forma como as tecnologias digitais podem melhorar os resultados educativos dos alunos. • Promover uma aprendizagem significativa da ação climática na sala de aula e nas escolas. • Usar estratégias ativas, centradas na aprendizagem, trabalho entre pares e grupos e utilização das TIC. • Afirmar a importância da ação local no desenvolvimento global: agir local, pensar global. • Contribuir para que a Estratégia Europeia de Desenvolvimento assente no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, para que possa ser uma realidade integradora nas escolas, promovendo a internacionalização e o intercâmbio cultural no espaço europeu. • Disseminar a experiência vivenciada nas mobilidades europeias e os impactos que estas produziram ou possam produzir na Escola, abrindo espaço para a partilha e para o diálogo sobre os aspetos educativos mais significativos. • Motivar os elementos da comunidade educativa para o estabelecimento de contactos internacionais com parceiros estrangeiros, no sentido de se implementarem futuros projetos.
Conteúdos
• Divulgação do programa de aprendizagem online QUIDQUID: desde 2022 tem vindo a ser desenvolvido um programa de formação para professores e educadores online, gratuito, com parceiros italianos, espanhóis, malteses, polacos e turcos. Breve apresentação dos Recursos Educativos Gratuitos, que foram desenvolvidos sob a forma de pílulas de formação interativas em vídeo, que combinam entretenimento e aprendizagem e aumentam a motivação dos formandos. Graças à presença de outros materiais que permitem um aprofundamento se procurados online e/ou desenvolvidos por parceiros em diferentes formatos (PDF, ligações a vídeos ou sítios Web externos, entrevistas com partes interessadas, etc.), os utilizadores podem interagir continuamente com a plataforma de aprendizagem eletrónica. No total, foram desenvolvidas 13 unidades que podem ser acedidas gratuitamente, apenas fazendo um registo em: https://erudire.it/ • Apresentação do Caso de Estudo mais votado por 30 professores presentes na Atividade de Aprendizagem em abril, Madrid 2023. Durante uma semana, os profesores divididos em grupos internacionais, realizaram e apresentaram, no final da semana, um projeto que refletiu o conhecimento adquirido na sua formação, desenvolvendo um exemplo didático que aplicasse as técnicas adquiridas em pedagogias de Qualidade, Inclusão e Digitalização. Dos cinco trabalhos apresentados, o mais votado foi este que será apresentado e fará parte do kit de ferramentas QUID. Foi realizado e apresentado pela equipa composta por 2 professores do Centro Integrado La Jota (Espanha), 2 professores do Agrupamento de Escolas D.Dinis (Portugal) e 1 professora do Ortaköy 80 Yil (Turquia). Trata-se de uma proposta pedagógica para identificar as diferentes línguas da Península Ibérica e as suas distribuições geográficas, relacionadas às disciplinas de Geografia, História, Língua e Cidadania, e abordagens metodológicas baseadas nas diferentes técnicas aprendidas na LTTA (Learning, Teaching and Trainning Activity). • Workshop: Disseminação e partilha de experiências, decorrente da mobilidade à Finlândia para a frequência do Curso Estruturado “Climate Change and Global Citizenship Education”. Breve apresentação das experiências e aprendizagens com recurso a exemplos de atividades práticas com vista à implementação das temáticas e dos recursos apresentados.
Metodologias
Prática
Avaliação
Frequência da totalidade das horas de formação.
Modelo
Questionário online
Observações
Carlos Alberto Rodrigues dos Santos da Silva
Formador
Carlos Alberto Rodrigues dos Santos da Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-12-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |